A diocese de El Alto informou que em seu novo Plano Pastoral 2006 – 2010, resultado do Primeiro Sínodo Diocesano, animará a conscientização dos católicos sobre sua co-responsabilidade com o sustento da Igreja e a evangelização e promoção humana.

O Plano contempla outros dois desafios identificados para o futuro imediato: A divulgação do plano, e a organização e formação dos fiéis, religiosas, religiosos e sacerdotes.

O projeto estabelece os objetivos, estratégias e atividades necessárias para o fortalecimento das 14 áreas pastorais, como a família, os jovens, as comunidades eclesiásticas, a catequese, liturgia, inculturação e ecumenismo.

Evangelização de El Alto

Durante a reunião do Primeiro Sínodo diocesano, os representantes das pastorais avaliaram e refletiram sobre o trabalho pastoral que realizaram nesta diocese, desde sua criação em 1994.

Desde este ano, a Igreja na Diocese de El Alto "esteve trabalhando intensamente na promoção humana integral das populações rurais e urbanas" enquanto que a cidade apresenta graves problemas de conflitos sociais, conforme informou o Escritório de Imprensa da diocese.

Do mesmo modo, houve um "crescimento no campo dos meios de comunicação com a criação do Canal 57 Virgem de Copacabana, a incessante contribuição do Sistema Educativo e Comunicacional São Gabriel e o surgimento de uma rede diocesana de rádio-emisoras filiadas às redes nacionais ERBOL e FIDES".

Na área educativa, foram criadas diferentes escolas e colégios e também foram criaram as Unidades Acadêmicas Camponesas, que tem formado profissionalmente a habitantes de zonas como Tiwanaku, Pucarani, Batalhas e Escoma.

Outra valiosa contribuição desta diocese é seu trabalho pastoral com os sacerdotes, religiosas e religiosos nativos, preparando-os de modo que possam servir em suas próprias comunidades, como "encarregados de dar vida e movimento" a templos e capelas, "importantes sinais de fé e religiosidade nos próximos séculos".

Finalmente, a Sala de Imprensa informou que no sábado, 26 de novembro será realizada a Marcha Festiva da Cruz Papal da Avenida João Paulo II até o colégio Dom Bosco, aonde se realizará a Eucaristia de encerramento do Sínodo Diocesano.