A arquidiocese primaz de Toledo, Espanha, publicou as regras para que os padres façam bom uso das redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e TikTok.

O documento intitulado "Para um bom uso das redes sociais em nossa Igreja particular", e assinado por dom Francisco Cerro, arcebispo de Toledo, e pelo bispo auxiliar, dom Francisco García, foi publicado por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais que a Igreja celebrou em 29 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor.

“A Igreja, consciente de que todos os meios de comunicação lícitos são bons para difundir a Verdade do Evangelho e os valores que brotam de sua pregação, aconselha e encoraja seus fiéis, e especialmente os sacerdotes, a usá-los com dedicação e equilíbrio”, escreve dom Cerro no texto.

“Nossa presença na internet deve ser marcada pela caridade e pela vivência dos valores morais perenes que os mandamentos marcam para nós”, destaca.

“Como arcebispo de Toledo, é meu dever zelar sempre pela sã doutrina e quero velar para que os fiéis não sofram danos à sua fé ou costumes”, conforme estabelece o cânon 823 do Código de Direito Canônico.

Este cânon estabelece que “para que se preserve a integridade das verdades da fé ou dos costumes, os pastores da Igreja têm o direito e o dever de vigiar para que a fé ou os costumes dos fiéis não sofram dano com os escritos ou uso dos meios de comunicação social”.

Dom Cerro também destacou que o Espírito Santo “nos chama a ser vigilantes e a fazer um sério discernimento sobre o uso desses meios, que nos permitem viver nesta cultura sem perder a liberdade pela qual Cristo nos libertou”.

No texto, o arcebispo encoraja as pessoas a passar um tempo razoável nas redes, a ter retidão de intenções, a se apresentar sempre com o próprio nome e não com perfis falsos; e seguir as disposições dos cânones 822 a 832, evitando sempre "confundir ou escandalizar os fiéis".

Para concluir, dom Cerro anunciou a criação de uma Comissão para o bom uso da Internet, que os padres podem agora consultar enviando um e-mail para buenusodeinternet@architoledo.org

Confira também: