No próximo domingo (5), a Igreja Católica vai celebrar a solenidade de Pentecostes, festa litúrgica da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria.

A solenidade é celebrada cinquenta dias depois da Ressurreição de Jesus Cristo e encerra o tempo pascal. A Bíblia narra que após a vinda do Espírito Santo, os apóstolos receberam dons especiais que lhes deram ânimo e força para iniciar sua missão evangelizadora em todo o mundo.

Em entrevista concedida à ACI Prensa em 2021, dom José Ignacio Munilla, atual bispo de Orihuela-Alicante, na Espanha, falou sobre os dons do Espírito Santo e como eles ajudam a avançar na busca da santidade.

O bispo disse que o Catecismo da Igreja Católica afirma que os sete dons “são disposições permanentes que tornam o homem dócil aos impulsos do Espírito Santo”.

Além disso, afirmou que estes sustentam e levam ao ápice a vida moral e espiritual dos cristãos. “Sem os dons do Espírito Santo não é possível atingir o cume da santidade”, disse.

Dom Munilla advertiu que estes dons são diferentes do exercício das virtudes e que, para compreender a sua importância, “poderíamos fazer a comparação entre um veleiro movido pelo vento e um barco movido a remos”.

Embora na vida espiritual "dons e virtudes se misturem, o lógico é que, à medida que se avança na vida espiritual, os dons alcançam cada vez maior protagonismo", disse.

A seguir, os sete dons do Espírito Santo e como eles ajudam no caminho para a santidade:

1. Dom do entendimento

Dom Munilla afirmou que este dom “aperfeiçoa a virtude teologal da fé” e “abre o conhecimento das Sagradas Escrituras”.

“Permite-nos viver a sinfonia da fé, contemplando o conjunto da Revelação como uma grande harmonia”, acrescentou.

2. Dom da sabedoria

Dom Munilla disse que este dom aperfeiçoa a virtude da caridade e destacou que, “se levarmos em conta que a virtude da caridade é a mais excelente, entenderemos por que o dom da sabedoria é o mais excelente”.

“É o ‘dom dos dons’”, disse. “Assim como é próprio do dom do entendimento a intuição das verdades da fé, é próprio do dom da sabedoria saboreá-las internamente”, acrescentou.

O bispo indicou que este dom nos leva a um "conhecimento saboroso e experiencial, que enche a alma do gosto interior pelas coisas de Deus".

3. Dom da ciência

“Como o dom do entendimento, também aperfeiçoa a virtude teologal da fé. Ele nos permite conhecer as coisas criadas, o coração do homem e a história humana com uma intuição penetrante. Não é apenas um dom de profecia, mas o dom de apreciar os traços de Deus em tudo”, disse.

4. Dom do conselho

Dom Munilla afirmou que este dom “aperfeiçoa a virtude da prudência e do discernimento humano” e permite “pensar segundo a lógica divina”.

“Isso nos permite conhecer com prontidão a vontade de Deus, bem como os caminhos adequados para abraçá-la”.

Mais em

5. Dom da fortaleza

“Aperfeiçoa a virtude cardeal da fortaleza, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa a virtude teologal da esperança. Fortalece a vontade para além das suas capacidades naturais para poder praticar as virtudes em grau heroico, superando todo tipo de obstáculos”, disse.

6. Dom da piedade

Dom Munilla afirmou que este dom “aperfeiçoa a virtude da justiça e da religião” e infunde “um profundo afeto filial a Deus, com um sentimento de fraternidade com todos os homens”.

“O dom da piedade é o que introduz o exercício da oração na experiência mística”, disse.

7. Dom do temor de Deus

O temor de Deus "aperfeiçoa a virtude da humildade" e "concede um profundo sentimento de reverência à majestade de Deus", disse o bispo.

“Alcança-nos a consciência da nossa pequenez e da necessidade da graça, bem como uma determinada determinação de evitar o pecado”.

Confira também: