A Ordem Franciscana dos Frades Menores comunicou sua conformidade com a decisão do Papa Bento XVI para reorganizar jurídica e pastoralmente a Basílica da Santa Maria dos Anjos em Assis, assim como sua filial obediência e comunhão com o Pontífice e o novo Bispo de Assis.

Segundo a Rádio Vaticano, os irmãos publicaram um comunicado com relação ao Motu Proprio "De Basilicis Sancti Francisci et Sanctae Mariae Angelorum" que prpõe uma nova disciplina jurídica e pastoral para o santuário Mariano e a Basílica de São Francisco.

Os responsáveis pela Basílica da Santa Maria dos Anjos –confiada pela Igreja ao serviço e animação pastoral da Ordem Franciscana dos Frades Menores– reiteraram seu "especial interesse, acima de tudo, pelo anúncio do Evangelho ao homem de hoje, e a acolhida dos muitos peregrinos que freqüentam" a Basílica.

No comunicado, o Ministro geral da Ordem, o espanhol José Rodríguez Carballo, e o Ministro provincial da região italiana da Umbria, Massimo Reschiglian, destacam sua segurança de que "a Igreja, em sua sabedoria, e com seu atuar, propõe-se custodiar e fazer conhecer a riqueza do carisma de São Francisco e da Santa Clara, testemunhas autênticas –ainda hoje– de uma vida renovada no amor, na paz, e na reconciliação entre todos os homens".

Depois de testemunhar a boa e frutífera colaboração existente entre os responsáveis pela Basílica Mariana e o anterior Bispo diocesano de Assis, o comunicado faz insistência em que a nova configuração jurídica, com sua peculiar modalidade de colaboração, estabelecida no Motu proprio, entre o Santuário e seus Pastores, encontra-os "plenamente favoráveis e desejosos de continuar tal colaboração".

Ao manifestar sua plena confiança em que as medidas pontifícias "permitirão uma mais proveitosa cooperação pastoral e uma mais eficaz comunhão eclesiástica, entre os irmãos que trabalham no Santuário, e a Igreja diocesana e universal", os assinantes do texto escreveram que "desejamos também afirmar nossa filial obediência e nossa comunhão com o Santo Padre e com o novo Bispo diocesano por ele designado, Dom Domenico Sorrentino".

Entretanto, até o fechamento desta edição, ainda não haviam informado de algum comunicado oficial por parte da Ordem dos Frades Menores Franciscanos Conventuais, custódios e responsáveis pela Basílica de São Francisco em Assis.

Intensificar vínculo com Igreja local

Conforme informou a Sala de Imprensa da Santa Sé em dias anteriores, a decisão pontifícia pretende unir de forma mais eficaz as atividades que se desenvolvem em ambas as basílicas com a pastoral diocesana, regional e nacional. Por isso, o Papa afirma no documento que é "útil modificar a disciplina jurídica atual" que estabeleceu Paulo VI, "atualizando as normas em função das necessidades presentes".

Através do Motu Proprio, Bento XVI estabeleceu que às basílicas de São Francisco e da Santa Maria dos Anjos, com os conventos anexos, atribua-se como legado seu um cardeal, para perpetuar "os estreitos vínculos de comunhão entre os lugares sagrados da memória do Poverello e a Sé Apostólica".

No mesmo documento, o Papa estabeleceu a jurisdição do bispo da diocese de Assis sobre as atividades pastorais de ambos os Santos lugares.