A diocese de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, Itália, informou em 1º de junho que o corpo do beato Carlo Acutis será exposto permanentemente no Santuário do Despojamento de Assis, onde repousa.

Segundo um comunicado da diocese de Assis, foi o bispo local, dom Domenico Sorrentino, quem decidiu reabrir ao público o túmulo do beato Carlo Acutis, para que o seu corpo ficasse permanentemente exposto.

O bispo fez este anúncio na missa celebrada ontem (1º) no santuário, poucos dias depois da reabertura da "porta de São Francisco", o local onde são Francisco de Assis, há mais de 800 anos, se despojou de todos os seus bens materiais.

“Os lugares de Francisco e o corpo do beato Carlo Acutis são caminhos para encontrar o Senhor”, disse o bispo. "Suas imagens, colocadas juntas na entrada do Santuário, apontam para Jesus".

Sorrentino desejou que “esta consciência anime todos os peregrinos que chegam ao Santuário, animando-os a se abrirem à luz do Evangelho e a uma profunda experiência de fé”.

Dado que o corpo do Beato ficará em exposição permanente, os responsáveis ​​da Fundação Santuário do Despojamento pedem aos fiéis que evitem aglomerações nos dias de maior movimento.

Quem é o beato Carlo Acutis?

Carlo Acutis levou uma vida de virtudes heroicas no cotidiano. Nascido em Londres, Inglaterra, em 3 de maio de 1991, e criado na Itália, ele se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte. Ficou conhecido por sua alegria e por suas habilidades com o computador, bem como por sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou um tema central em sua vida. Carlo morreu com 15 anos, no dia de Nossa Senhora Aparecida, na Itália, devido a uma leucemia.

Carlo Acutis foi beatificado em 10 de outubro de 2020, depois do reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu no Brasil. O menino Matheus, de Campo Grande (MS), foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular após tocar uma relíquia de Acutis.

Confira também: