Lorenzo De Vittori, doutor em física teórica especializado no estudo das colisões de buracos negros, foi ordenado sacerdote católico em 24 de maio, dia de Maria Auxiliadora, em uma cerimônia em Roma.

Em entrevista concedida à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o padre Lorenzo contou a história dele e disse que "a ciência é um caminho muito bom para a verdade", pois "ilumina muitos aspectos do nosso universo e da vida humana, e leva às perguntas chave”.

“Como tanto a ciência quanto a teologia buscam a mesma verdade, elas trabalham juntas. Mas no final, elas se harmonizam bem e podem iluminar-se mutuamente. Portanto, ambos são necessários para compreender a única realidade criada por Deus, que certamente quer nos falar tanto pela fé quanto pelas descobertas da ciência”, disse.

Lorenzo, de 35 anos, nasceu perto de Lugano, uma cidade no sudeste da Suíça. Ele tem dois irmãos mais velhos que são casados ​​e têm filhos, e uma irmã mais nova que vai se casar no ano que vem.

O padre disse que seus pais tiveram um papel fundamental em sua vida de fé. A mãe o ensinou a rezar e a importância de receber os sacramentos, enquanto o pai o encorajou a aprofundar na fé, "fazer mais perguntas e tentar entendê-las mais profundamente".

“Meu pai, um químico e inventor entusiasta, tinha uma grande paixão pelo trabalho que fazia e compartilhava isso com a gente. Em casa aprendi a viver a minha fé no dia-a-dia e ao mesmo tempo desenvolvi uma verdadeira paixão pelo trabalho”, disse à ACI Prensa.

Durante o ensino médio, padre Lorenzo ia frequentemente a um centro do Opus Dei na sua cidade natal.

Padre De Vittori praticando esqui | Opus Dei

“Lá, com muitos amigos, estudávamos, praticávamos esportes, rezávamos, recebemos educação católica e rimos muito. Os membros do Opus Dei que conheci lá não só se respeitavam, mas se conheciam, procuravam apoiar-se e aceitar-se como eram e, ao mesmo tempo, com o desejo de ajudar todos a serem santos. Encontrei uma família", disse.

Com o tempo, Lorenzo quis saber mais sobre a fé e descobriu uma boa formação cristã "aprendendo a fé intelectualmente" e através das obras, que o ajudaram a "desenvolver uma verdadeira amizade com Deus".

“Provavelmente Deus estava me preparando através deles para minha vocação ao Opus Dei. E quando a encontrei, minha vida não mudou nada. Continuei com meus estudos, saindo com meus amigos, jogando hóquei, mas agora com um novo relacionamento com Deus e muita felicidade”, disse.

O amor do padre Lorenzo pela ciência

O interesse de Lorenzo pela ciência surgiu durante o ensino médio, quando ele gostava de ler livros clássicos gregos e latinos.

"Ficava intrigado com muitas das mesmas perguntas que costumavam ser feitas séculos atrás: sobre a humanidade, o universo, as dimensões do espaço e do tempo, a origem da vida e o significado de tudo isso", disse ele à ACI Prensa.

Hubble Finds a Black Hole Igniting Star Formation in a Dwarf Galaxy

Ele disse que embora a filosofia e a ciência buscam encontrar respostas, no final ele se sentiu mais atraído pelo "poder da lógica, da matemática e dos avanços da ciência".

Foi então que se mudou com alguns amigos para Zurique, em 2006, para estudar física na Universidade Politécnica Federal de Zurique, universidade pública pioneira em pesquisa na Europa e no mundo.

“Depois de me formar, especializei-me em física teórica. Um físico teórico tenta dialogar com a natureza” para encontrar respostas que ajudem “nossa compreensão da criação”, explicou.

“Com base em nossas experiências, tentamos fazer previsões e propor novos experimentos para comprová-las. Nesse ponto, entregamos tudo aos físicos e engenheiros experimentais e esperamos pelos dados. Uma vez que a resposta chega, é novamente nosso trabalho interpretá-la", acrescentou.

Mais em

Depois de se formar, Lorenzo fez mestrado em Física Teórica. Continuou fazendo pesquisas na universidade por vários anos, além de ser candidato ao doutorado e assistente no departamento de matemática.

Como pesquisador, especializou-se na área da relatividade geral e concluiu o doutorado com uma tese sobre ondas gravitacionais emitidas pela colisão de buracos negros.

“Minha pesquisa foi sobre buracos negros. Há tantos deles se movendo pelo universo que às vezes se aproximam e eventualmente colidem e se fundem em um único buraco negro maior."

“Essas explosões liberam uma tremenda quantidade de energia, na forma de pequenas ondulações que agitam o espaço-tempo, como se você estivesse rolando bolinhas de gude em uma toalha de mesa suspensa pelos quatro cantos. Essas são chamadas de ondas gravitacionais”, explicou.

Ordenação do padre Lorenzo De Vittori : Crédito: Padre Lorenzo De Vittori

Lorenzo disse que para a tese de doutorado ele estudou "alguns tipos particulares de colisões, cujo efeito sobre a forma do espaço-tempo ainda permanece mesmo após a onda ter passado".

A vida de fé do padre Lorenzo e sua entrada na Opus Dei

"A fé tem o mesmo papel agora como sacerdote que antes como cientista”, destacou.

Quando Lorenzo estava em Zurique, viveu em uma residência universitária dirigida por membros do Opus Dei. Além de ser estudante e depois pesquisador, ele começou a ajudar na formação cristã e profissional de estudantes universitários e do ensino médio.

"Estou convencido de que Deus está chamando cada pessoa a ser santa no próprio lugar onde mora e trabalha", disse ele. Essa ideia da santidade na vida normal é o carisma  da Opus Dei desde sua fundação por são Josemaria Escribá.

Depois de dez anos como cientista, em 2016 Lorenzo mudou-se para Roma para estudar teologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

"Quando tive a oportunidade de estudar teologia em Roma, compreendi que poderia continuar vivendo essa mesma vocação, mas com outro tipo de trabalho, outra forma de servir. A formação cristã e o acompanhamento espiritual seriam meu novo trabalho", contou.

Ordenação do padre Lorenzo De Vittori | Crédito: padre Lorenzo De Vittori

"Meu objetivo era melhorar meus conhecimentos teológicos para que eu pudesse ajudar melhor os outros a aproveitarem a amizade com Deus: encontrá-lo, conhecê-lo, conversar com ele", acrescentou.

Lorenzo foi ordenado padre católico do Opus Dei no sábado 24 de maio em uma cerimônia realizada na basílica de Santo Eugênio, em Roma.

"Hoje como sacerdote, peço a são Josemaria Escrivá que me ajude a celebrar a missa com a mesma devoção que ele tinha, e a ser um bom instrumento nas mãos de Deus, servindo às pessoas com o coração de um pai", disse ele à ACI Prensa.

Uma mensagem para os jovens cientistas católicos

Depois de afirmar que a ciência e o sacerdócio são sua paixão, o presbítero também quis dar uma mensagem aos jovens que estudam ciência, mas que também procuram saber mais sobre Deus.

"Continue buscando a verdade. Não deixe de fazer as perguntas mais importantes", disse ele.

Padre Lorenzo, pediu aos jovens cientistas que não tenham "medo de escutar a revelação, o que Deus nos disse durante sua própria vida na Terra, e também através de muitas pessoas na história, antes e depois disso".

"Ao mesmo tempo, atreva-se a ouvir o que ele está nos dizendo através do mundo natural. Deus nos deu a capacidade de estudar a criação em que vivemos. Ele gosta de dialogar conosco através do belo livro da natureza", concluiu ele.

Confira também: