O bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP), dom Paulo Mascarenhas Roxo, morreu na quarta-feira (1º), aos 93 anos. Dom Mascarenhas Roxo estava internado desde 10 de maio no Hospital Alemão Osvaldo Cruz, em São Paulo (SP), onde passou por duas cirurgias no sistema digestivo. “Em virtude da idade e dos procedimentos, o coração e os rins ficaram debilitados”, informou a diocese.

“Unimo-nos em oração pelo descanso eterno do amado e já saudoso Dom Paulo e o conforto dos familiares e da Igreja local da Diocese de Mogi das Cruzes”, diz em nota o bispo de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini.

O velório de dom Paulo Mascarenhas Roxo teve início na manhã de hoje (2), na Catedral Diocesana Sant’Ana, em Mogi das Cruzes. O sepultamento será amanhã (3), na cripta que está na entrada da catedral, após a missa exequial às 9h.

Dom Paulo Mascarenhas Roxo nasceu em 12 de junho de 1928, em São Geraldo (MG). Fez profissão religiosa na Ordem Premonstratense em 2 de fevereiro de 1952 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto do mesmo ano.

Foi nomeado bispo de Mogi das Cruzes em 7 de setembro de 1989, pelo papa são João Paulo II. Sua ordenação episcopal foi em 28 de janeiro de 1990. Adotou como lema episcopal Mane Nobiscum, Domine (Fica conosco, Senhor).

Como bispo diocesano, incentivou a organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral, com objetivo de “fortalecer a pastoral de conjunto”. Também decretou em julho de 2000 a abertura do 1º Sínodo Diocesano, com o tema “O Espírito fala às Igrejas”. Trabalhou para que a diocese tivesse um colégio católico, o que se realizou em 26 de setembro de 2003, com a fundação do colégio diocesano Paulo VI.

Apresentou o pedido de renúncia em junho de 2003, ao completar 75 aos, como determina o Códgo de Direito Canônico. Atuou como bispo diocesano até a nomeação do novo bispo da diocese, em agosto de 2004.

Confira também: