O arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar da Costa será criado cardeal pelo papa Francisco no próximo consistório. No domingo (29), após o anúncio de Francisco, dom Paulo Cezar falou com a imprensa e destacou que “o papa Francisco tem a preocupação de que a Igreja seja cada vez mais evangelizadora, missionária, próxima dos últimos, dos pobres, dos necessitados, do nosso povo, que seja atenta aos principais problemas da sociedade brasileira, da exclusão social, da pobreza que aumentou, da questão da ecologia”.

Dom Paulo Cezar da Costa foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro em novembro de 2010. Em junho de 2016, assumiu a diocese de São Carlos (SP) e, em outubro de 2020, foi nomeado arcebispo de Brasília. Questionado sobre esta rápida “ascensão” na Igreja, com apenas 11 anos de bispo, disse ver como “bondade e misericórdia do Senhor”.

“Desde o início do meu ministério reflito muito sobre o papel do ministério como serviço, da Igreja como servidora. E o papa tem me chamado para servir. Eu servi como auxiliar do Rio de Janeiro, depois servi como bispo de São Carlos e, agora aqui em Brasília, como arcebispo. E o papa me pede para servir também no colégio cardinalício. Quero ser também um servidor do povo de Deus, gastar minha vida servindo como Jesus Cristo serviu, como Maria serviu”, disse.

Dom Paulo Cezar contou que conhece o papa Francisco desde o início de seu ministério, pois ajudou na organização da Jornada Mundial da Juventude de 2013, quando era bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ). “O papa Francisco sempre me encantou pela sua simplicidade, pelo homem de Deus que ele é, simples, humilde, mas que tem clareza das coisas e aponta um caminho de Igreja em que eu acredito, uma Igreja evangelizadora, servidora, que esteja presente nas periferias humanas, nas periferias existenciais”.

Para o arcebispo de Brasília, a sua nomeação como cardeal é “uma honra” para ele próprio, mas também para a Igreja no Brasil e, especialmente, em Brasília.

Confira também: