O papa Francisco celebrou hoje (29) a oração do Regina Coeli da Praça de São Pedro diante de vários fiéis de diversos países do mundo. Francisco refletiu sobre o evangelho de São Lucas e lembrou que hoje em muitos países é celebrada a ascensão do Senhor, "o retorno de Jesus ao Pai".

O papa destacou que antes da ascensão, primeiro Jesus "anuncia o dom do Espírito e depois abençoa os discípulos". Francisco disse que Jesus “está falando do Espírito Santo, do Consolador, daquele que os acompanhará, os guiará, os sustentará na missão, os defenderá nas batalhas espirituais” e garantiu que “Jesus não está abandonando seus discípulos”.

“Ele sobe ao Céu, mas não nos deixa sozinhos. Antes pelo contrário, precisamente ao subir ao Pai, assegura a efusão do Espírito Santo, do seu Espírito”, destacou.

“O amor de Jesus por nós pode ser visto também nisto: a sua é uma presença que não quer limitar a nossa liberdade. Pelo contrário, abre espaço para nós, porque o verdadeiro amor sempre gera uma proximidade que não sufoca, não é possessivo, é próximo mas não possessivo. Antes pelo contrário, o verdadeiro amor nos torna protagonistas”, disse o papa.

Francisco afirmou que, ao subir ao céu, “Jesus, em vez de ficar perto de poucos com o seu corpo, faz-se próximo de todos com o seu Espírito. O Espírito Santo torna Jesus presente em nós, para além das barreiras do tempo e do espaço, para nos tornar suas testemunhas no mundo”.

O Papa Francisco destacou que “o Evangelho quer nos dizer que Jesus é o grande sacerdote da nossa vida. Jesus sobe ao Pai para interceder em nosso favor, para apresentar-lhe a nossa humanidade”.

“Assim, diante dos olhos do Pai, há e sempre haverá, com a humanidade de Jesus, nossas vidas, nossas esperanças, nossas feridas. Assim, ao fazer o seu "êxodo" para o Céu, Cristo "abre caminho", vai preparar-nos um lugar e, desde então, intercede por nós, para que sejamos sempre acompanhados e abençoados pelo Pai”, disse.

Por fim, o papa convidou os fiéis a se perguntarem se “realmente” são testemunhas do Evangelho e “se somos capazes de amar os outros deixando-os livres e abrindo espaço para eles”.

“Aprendamos isto: a oração de intercessão, interceder pelas esperanças e sofrimentos do mundo, interceder pela paz. E abençoemos com o olhar e com as palavras aqueles quem encontramos todos os dias”, concluiu o papa Francisco.

Novo beato Luigi Lenzini

O papa Francisco lembrou que ontem (28) foi beatificado em Modena, na Itália, Luigi Lenzini, mártir assassinado por ódio à fé em 1945 pelo comunismo anticlerical.

Francisco pediu que “este sacerdote, mensageiro da verdade e da justiça, possa nos ajudar a testemunhar o evangelho com franqueza”.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema "Escutar com o ouvido do coração", o papa Francisco disse que "a escuta é o primeiro gesto de caridade e o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação". “Saber ouvir deixar que os outros falem tudo, sem interromper. Saber escutar com o ouvido e com o coração”, pediu o papa Francisco.

Dia Nacional de Socorro na Itália

"Hoje é o Dia Nacional do Alívio na Itália, recordemos que o doente é sempre mais importante do que sua doença e que mesmo quando não é possível curar, sempre é possível confortar, sempre é possível fazer sentir uma proximidade", disse o papa.

Terço pela paz

No final do Regina Coeli, o papa Francisco também lembrou que no próximo dia 31 de maio, às 18h (horário de Roma) rezará o terço pela paz na basílica de Santa Maria Maior. Convidou os fiéis a se unirem à oração e afirmou que a dirigirá em conexão com vários santuários ao redor do mundo.

Confira também:

Mais em