A fundadora das Damas Branco, mães de dissidentes presos que a cada domingo vão à Missa na igreja de Santa Rita de Cássia em Havana, denunciou os  maus-tratos que desde há algum tempo sofre seu filho recluso.

Em declarações a Cubanet, Isabel Ramos indicou que seu filho Arturo Suárez, retido na prisão Combinado do Este, continua sem receber auxílio médico para as dolências que padece, lhe negam o tempo regular de sol, e não permitem que receba assistência em roupa e medicamentos.

Há duas semanas, Suárez revelou a sua mãe que padece de uma constante falta de ar e sérios problemas urinários, mas não recebe assistência médica alguma.

Segundo sua mãe, o preso “está muito magro, lívido  e com uma palidez alarmante. Os carcereiros não o expõem ao ar livre, rompendo com o estabelecido pelas leis nacionais e internacionais a respeito”.

Além disso, queixou-se porque cada vez que visita seu filho, “é objeto de minuciosas revistas, para não deixar passar de imediato as vitaminas e os analgésicos que necessita o réu. Além de não aceitar a roupa que leva, pois na prisão não lhe dão uniforme aos reclusos”.

Arturo Suárez Ramos, de 40 anos de idade e natural de Havana, cumpre uma pena de 30 anos de prisão da qual cumpriu 17 anos e meio.