Na Audiência Geral de hoje (25), o papa Francisco caminhou com a ajuda de uma bengala, ao contrário de suas últimas aparições públicas nas quais usou cadeira de rodas.

Depois de ser submetido a uma infiltração no joelho por causa de um ligamento rompido que lhe causava muita dor e não lhe permitia caminhar normalmente, Francisco apareceu no último dia 5 de maio pela primeira vez em cadeira de rodas.

Durante suas últimas aparições públicas, ele se desculpou por não conseguir se levantar da cadeira e sua agenda sofreu várias alterações, inclusive o cancelamento da viagem ao Líbano prevista para junho próximo.

Na audiência geral da quarta-feira passada ele também não usou cadeira de rodas, mas hoje foi a primeira vez que apareceu em público caminhando com a ajuda da bengala, que tem três pés para dar mais estabilidade.

Segundo a imprensa italiana, o papa Francisco disse durante a abertura da Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana que não queria fazer a cirurgia porque depois de sua última operação no cólon "ele teve consequências desagradáveis após a anestesia".

Para evitar passar de novo por uma cirurgia, o papa Francisco espera poder resolver a dor no joelho com infiltrações e respeitando os conselhos dos médicos.

Confira também: