Rolando Hugo Trinchero tem 70 anos de idade e no último fim de semana se tornou em um dos novos sacerdotes ordenados pelo Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio.

Rolando decidiu responder a sua vocação religiosa com o apoio de suas filhas e seguindo o caminho de santidade que sua esposa, falecida há quatro anos, marcou-lhe. Sua preparação a realizou-se no Seminário Metropolitano de Vila Devoto.

Em declarações ao jornal Clarín, Pe. Trinchero contou que sua vocação foi se forjando desde a infância, quando ingressou nos treze anos na Ação Católica –da qual foi dirigente durante sua etapa universitária– e no colégio de La Salle, onde estudou.

Em 1963 conheceu o Matilde, sua futura esposa. Ela era catequista na paróquia de Vila do Parque. Ambos participaram do Movimento Familiar Cristão e tempo depois, ao nascer suas filhas Maria Paula e Maria Inés, entraram para a Confederação de Uniões de Pais de Família da Argentina. "Sempre tivemos a crença de que a família é a base da sociedade", afirmou.

Matilde adoeceu de câncer em 1997 e faleceu quatro anos depois. "Pensar que ela sempre me dizia que se ia primeiro e que eu ia seguir um caminho na Igreja", relatou. Trinchero se propôs então seguir sua vocação religiosa, para o qual contou com o apoio de suas filhas, quem lhe disse que era o melhor que podia fazer.

Sua formação a recebeu na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Argentina (UCA) e estudou a carreira de Ciências Religiosas do Colégio Champagnat.

Logo depois de sua ordenação, o novo sacerdote não se cansou de repetir que a melhor guia em seu caminho de santidade tinha sido Matilde, sua mulher, com quem descobriu que ser santo é "fazer as coisas bem feitas".