Hoje, quando a Igreja celebra a solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Todos os anos, o papa Francisco publica uma  mensagem para esta data. Neste ano, o tema "Falar com o coração - 'Testemunhando a verdade no amor' (Ef 4,15)".

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.

O papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967.

A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a festa de Pentecostes. A mensagem do papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de são Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Neste ano, no mensagem do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco disse que, "num período da história marcado por polarizações e oposições – de que, infelizmente, nem a comunidade eclesial está imune – o empenho em prol duma comunicação «de coração e braços abertos» não diz respeito exclusivamente aos agentes da informação, mas é responsabilidade de cada um".

Confira também: