O tradicional Concerto de Natal, que se realizará no sábado, 3 de dezembro no Vaticano, terá como tema a vocação missionária da Igreja. Os recursos arrecadados serão destinados ao sustento das missões no leste da Ásia.

O evento musical que, segundo um comunicado, "propõe-se sensibilizar o grande público sobre o tema da vocação missionária da Igreja", arrecadará recursos para sustentar o trabalho missionário no Oriente dado que o 2006 foi proclamado "Ano Santo Xaveriano, em honra do padroeiro das missões, São Francisco Xavier". Esse ano será comemorado o V centenário de seu nascimento e o concerto marcará oficialmente a abertura das celebrações.

O espetáculo, que se realizará na Sala Pablo VI, incluirá várias peças inéditas de uma obra musical sobre a vida do santo intitulada "Xavier sonhando a China". Segundo sua biografia, enquanto se dirigia rumo à China, o santo jesuíta caiu doente e morreu na ilha de Sancian, a 100 quilômetros de Hong Kong, em 3 de dezembro de 1552.

"Como sinal do encontro entre as diversidades de países, culturas, religiões, experiências de vida, ideais, gêneros e estilos musicais", participarão do concerto artistas de todo o mundo "para destacar uma vez mais a universalidade da Igreja", conclui o comunicado.