Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Internet, Dia Mundial das Telecomunicações e dia da Sociedade da Informação. Os últimos três papas deram conselhos sobre o uso da internet.

1. São João Paulo II disse que "a vida cristã exige a instrução e a catequese permanentes e este é, talvez, o campo em que a Internet pode oferecer uma ajuda excelente", disse em 12 de maio de 2002 no 36º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Através da Internet, os contatos entre as pessoas multiplicam-se com uma velocidade impensável nas relações normais, disse naquela ocasião, "todavia, é também verdade que as relações mantidas eletronicamente jamais podem substituir o contato humano direto, necessário para uma evangelização autêntica, porque a evangelização depende sempre do testemunho pessoal daquele que é enviado para evangelizar”.

São João Paulo II perguntava se “desta galáxia de imagens e sons, emergirá o rosto de Cristo e ouvir-se-á a sua voz? Porque somente quando vir o seu rosto e ouvir a sua voz, é que o mundo conhecerá a boa nova da nossa redenção. Esta é a finalidade da evangelização. E é isto que fará da Internet um espaço autenticamente humano, porque se não houver lugar para Cristo, não haverá lugar para o homem”.

2. O papa Francisco disse em 24 de janeiro de 2019, no 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que “a rede é uma oportunidade para promover o encontro com os outros, mas pode também agravar o nosso autoisolamento, como uma teia de aranha capaz de capturar”.

“Os adolescentes é que estão mais expostos à ilusão de que as redes sociais possam satisfazê-los completamente no nível relacional, até se chegar ao perigoso fenômeno dos jovens «eremitas sociais», que correm o risco de se alhear totalmente da sociedade”, disse o papa.

Francisco disse que a rede que queremos é “uma rede feita, não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres”.

“A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos gostos [«like»], mas na verdade, no «amém» com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros”, disse.

3. Bento XVI falou sobre a Internet na mensagem para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“O desafio, que as redes sociais têm de enfrentar, é o de serem verdadeiramente inclusivas: os fiéis dão-se conta cada vez mais de que, se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial, especialmente os mais jovens”, disse Bento XVI.

Bento XVI também lembrou alguns riscos, “como buscar refúgio em uma espécie de mundo paralelo, ou exposição excessiva ao mundo virtual”.

"O desejo de compartilhar, de estabelecer 'amizades' implica o desafio de ser autêntico, fiel a si mesmo, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio 'perfil' público", disse.

“Quem é o meu ‘próximo’ neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo ‘diferente’ daquele onde vivemos?”, disse sobre o desafio da Internet e das redes sociais durante o 45º Dia Mundial da Comunicação Social em 2011.

Bento XVI disse também que "existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro" e que comunicar a Palavra "significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital”.

Confira também: