Com espaço para acolher cerca de 7 mil fiéis, será inaugurado na cidade de Cássia (MG) o novo santuário de santa Rita de Cássia. Segundo o reitor, padre Michel Pires, trata-se do “maior santuário do mundo dedicado a santa Rita”. Além do templo de grandes proporções, as pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da santa italiana ao visitar uma réplica da casa dela construída no complexo.

Para o reitor, a palavra que define esse momento para todos na cidade é “esperança”. “Quantos vão chegar aqui e sentir essa presença de Deus, olhar tão de perto essa realidade de fé, essa doação de vida de santa Rita de Cássia. Olhando para a história de vida dela, muitos se identificam e percebem que a trajetória dela foi de sofrimento, de dor, mas também que, no silêncio de quem conservou as virtudes, alcançou de Deus muitas graças”, afirmou Pires à ACI Digital. Ele destacou ainda que a réplica da casa da santa dará a oportunidade de “entrar e sentir um pouco daquilo que ela viveu”.

Segundo o padre, a inauguração do santuário será um “marco histórico” para a cidade, mas “acima de tudo, o maior objetivo deste santuário é salvar muitas vidas, salvar muitas almas”.

Padre Michel Pires contou que “o projeto se deve a um doador integral”, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que idealizou o santuário “a partir de uma experiência de fé e de devoção que herdou dos pais e depois veio sentir mais forte no coração”. Além disso, “sentiu a necessidade porque Cássia já tem uma festa grande em 22 de maio, com peregrinação e participação intensa dos fiéis, mas, embora as festas anteriores tivessem uma estrutura montada, não conseguiam atender as necessidades de acolhida. Com o novo santuário será possível acolher bem todos os fiéis”, afirmou.

O complexo do novo santuário de santa Rita de Cássia ocupa uma área de 180 metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Além do templo e da replica da casa de santa Rita, possui um centro comercial, uma casa para o clero, sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. A igreja tem capacidade para até 5 mil pessoas sentadas e 2 mil em pé.

A cidade de Cássia já possui um santuário de santa Rita, “que continua sendo local de visitação, de celebrações”, onde será celebrada de 12 a 20 de maio a novena à santa padroeira.

A inauguração do novo santuário acontecerá de 20 a 22 de maio e a cidade espera receber de 100 a 150 mil visitantes. “Há uma movimentação na cidade, porque Cássia passa a ser agora um local de visitação ainda maior. Se antes já existia essa peregrinação, essa devoção, acredito que a partir de agora tende a crescer mais o turismo religioso em nossa região”, disse padre Pires.

A programação de inauguração do novo santuário contará com a bênção do centro comercial e apresentação musical na sexta-feira, dia 20. No sábado, 21, “haverá uma grande celebração que marca o início da caminhada de fé do nosso santuário”, disse o reitor. O bispo de Guaxupé (MG), dom José Lanza Neto, celebrará missa de dedicação do templo. Neste dia, também haverá um show da cantora católica Adriana Arydes.

No domingo, 22 de maio, festa de santa Rita de Cássia, haverá uma cerimônia de doação do novo santuário pelo empresário Paulo Carvalho para a Igreja. “Nesse dia, o empresário e o bispo assinaram um termo de doação”, disse padre Pires. Além disso, haverá celebrações tanto no santuário novo como no santuário matriz, durante todo o dia. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do santuário.

A partir de então, disse padre Michel Pires, o santuário novo “estará de portas abertas para acolher todos”. De segunda a sexta-feira, haverá missa todos os dias às 18h e, no sábado, às 10h e às 18h; na quinta-feira, dia eucarístico para a Igreja, haverá adoração ao Santíssimo a partir das 8h e missa às 12h e 18h; no domingo, missa às 10h, 15h e 18h.

Confira também: