Frei Gustavo Trindade dos Santos, que no sábado (7) atropelou um homem suspeito de roubar a casa paroquial em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), está “profundamente consternado e arrependido pelo trágico desfecho”, disse a diocese de Ourinhos. O sacerdote também foi afastado de suas funções religiosas.

Câmeras de segurança registraram o momento em que um carro atropelou um homem identificado como Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, de 40 anos, que passava correndo na calçada da avenida Tiradentes, em Santa Cruz do Rio Pardo, na noite de sábado. Após atingir o indivíduo, o motorista deu ré e foi embora, sem prestar socorro. O veículo foi identificado como pertencente à paróquia São Sebastião, administrada pelos frades dominicanos.

O homem atropelado teria roubado a casa paroquial e, com ele, a polícia encontrou três moletons e uma camiseta roubados. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado ao hospital.

Em nota conjunta a diocese de Ourinhos e a Ordem dos Frades Pregadores, os dominicanos, afirmam que frei Gustavo Trindade, pároco da paróquia São Sebastião, está “profundamente consternado e arrependido pelo trágico desfecho e conclama todos os fiéis por orações pela vida do sr. Ângelo Nogueira, que está em recuperação na UTI da Santa Casa da cidade”.

Segundo a nota, frei Gustavo Trindade, de 37 anos, foi ordenado sacerdote há um ano e iniciou seu ofício na paróquia de São Sebastião há menos de dois meses. Ele “foi afastado de suas funções religiosas”, “está cooperando com as investigações e se colocou à disposição da Justiça para os esclarecimentos necessários e eventual responsabilização”.

Por fim, a nota destaca que esta semana coincide com a celebração da “liturgia do Bom Pastor” e, por isso, convida “todos à reflexão de que, mesmo aquele que guia sua comunidade pela Palavra de Deus e por meio do sacerdócio, não está livre de erros e pecados”.

Na terça-feira (10), o juiz Pedro de Castro e Sousa negou o pedido de prisão preventiva de frei Gustavo Trindade feito pelo Polícia Civil. O juiz argumentou que “não há indícios de possível reiteração delitiva ou de que o investigado se furtará a aplicação da lei penal”. Mas, concedeu a quebra do sigilo dos dados telefônicos do padre, determinando que as empresas de telefonia forneçam os históricos de chamadas telefônicas, com todas as ligações e mensagens efetuadas e recebidas entre os últimos dias 7 e 9 de maio.

O carro usado por frei Gustavo Trindade foi encontrado pela polícia na segunda-feira (9), no estacionamento do Colégio Dominicano, nas dependências do santuário Nossa Senhora de Fátima. A localização do veículo foi informada pelos advogados que representam o padre.

O caso do atropelamento está sendo investigado como tentativa de homicídio e omissão de socorro.

A polícia também apura o caso do furto à paróquia e Ângelo Nogueira deve passar por audiência de custódia quando receber alta hospitalar. Além disso, está sendo investigado se há ligação de Ângelo com outro furto à paróquia registrado um dia antes.

Confira também: