Steven Labat, um padre de 32 anos da Comunidade Emmanuel, morreu recentemente em um acidente durante uma excursão ao Sinai, no Egito. A arquidiocese de Paris, França, na qual estava incardinado, confirmou sua morte em 9 de maio.

Nascido em 1990 em Montreal, Canadá, em uma família libanesa, ele se mudou com seus pais para o Cairo, Egito, quando tinha apenas quatro anos de idade.

Ao longo dos anos Labat descobriu sua vocação e se formou para o sacerdócio na Bélgica, depois foi para a França.

Ele foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 2021 em São Sulpício, em Paris, e havia sido enviado para estudar durante um ano no Cairo para se familiarizar com seu rito de origem, o melquita.

A Comunidade Emanuel surgiu no final do século XX em Paris, e é reconhecida pela Santa Sé como uma associação pública de fiéis, reunindo sacerdotes, pessoas consagradas e famílias. Hoje está presente em 60 países, com mais de 11,5 mil membros, incluindo 275 padres.

A arquidiocese de Paris disse em sua página no Facebook que "Steven foi um homem fraterno, alegre e missionário. Compartilhamos a dor de sua família, dos jovens sacerdotes ordenados com ele, da Comunidade Emmanuel e do seminário de Paris".

Em uma entrevista no site da Comunidade Emmanuel antes de sua ordenação, Labat disse que "o Senhor me mostrou que tinha um lugar para mim em seu coração".

O funeral do padre Steven Labat aconteceu ontem (10) no Cairo.

O bispo auxiliar de Paris e chefe da Comunidade Emmanuel, dom Philippe Marsset, celebrará uma missa em memória do padre Steven no dia 21 de maio às 14h30 na igreja de São Nicolau dos Campos.

Confira também: