Na oração do Regina Caeli de hoje (8), 4º Domingo de Páscoa, em que se celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o papa Francisco refletiu sobre o Evangelho de São João, que "nos fala do vínculo que existe entre o Senhor e cada um de nós”.

Escutar

Desta leitura, o papa destacou três verbos: escutar, conhecer e seguir.

Em primeiro lugar, destacou a importância da escuta e disse que a comunhão entre Deus e suas ovelhas só ocorre "se nos abrirmos à escuta".

“Hoje estamos sobrecarregados de palavras e com a pressa de sempre ter que dizer e fazer alguma coisa. Quanto custa escutar? Na família, na escola, no trabalho, até na Igreja!”, disse o papa Francisco.

Além disso, Francisco exortou os fiéis a se perguntarem “se somos filhos da escuta, se encontramos tempo para a Palavra de Deus, se damos espaço e atenção aos irmãos”.

Conhecer

Francisco disse depois que “escutar Jesus torna-se assim o caminho para descobrir que Ele nos conhece”.

“Aqui está o segundo verbo, que diz respeito ao bom pastor: Ele conhece suas ovelhas. Mas isso não significa apenas que ele sabe muitas coisas sobre nós: conhecer no sentido bíblico significa amar”, explicou.

O papa disse que se escutamos o Senhor descobrimos que Ele nos ama, chegando a ter uma relação "que não será mais impessoal, fria ou de fachada".

“Ele quer nos dar um novo e maravilhoso conhecimento: o de saber que somos sempre amados por Ele e, portanto, nunca deixados sós, a nós mesmos”, disse.

“Especialmente no sofrimento, na dificuldade, na crise: Ele nos sustenta passando por eles conosco. E assim, precisamente em situações difíceis, podemos descobrir que somos conhecidos e amados pelo Senhor”, destacou Francisco.

Seguir

O papa Francisco concluiu dizendo que o bom pastor "vai em busca de quem está perdido (cf. Lc 15,4), interessa-se por quem está longe, leva a sério a situação de quem sofre, sabe chorar com quem chora, dá a mão ao próximo, ele carrega nos ombros”.

"E eu? Deixo-me amar por Jesus ou passo de amá-lo a imitá-lo? Que a Santíssima Virgem nos ajude a ouvir Cristo, a conhecê-lo cada vez mais e a segui-lo no caminho do serviço”, concluiu Francisco.

Beatificação de Aguchita

Após a oração do Regina Caeli, o papa Francisco recordou que ontem em San Ramón (Peru) María Agostina Rivas López, conhecida como Aguchita, freira da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, foi beatificada, morta por ódio à fé em 1990.

“Esta heroica missionária, mesmo sabendo que estava arriscando sua vida, permaneceu sempre perto dos pobres, especialmente das mulheres indígenas e camponesas, dando testemunho do Evangelho da justiça e da paz. Que seu exemplo inspire em todos o desejo de servir a Cristo com fidelidade e coragem. Vamos aplaudir a nova beata”, pediu Francisco.

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O papa explicou que “hoje celebramos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema ‘Chamados a construir a família humana’. Em todos os continentes, as comunidades cristãs invocam do Senhor o dom das vocações ao sacerdócio, à vida consagrada, à escolha missionária e ao matrimônio”.

Mais em

“Este é o dia em que todos nós, como batizados, nos sentimos chamados a seguir Jesus, a dizer-lhe sim, a imitá-lo para descobrir a alegria de dar nossas vidas, de servir o Evangelho com alegria e entusiasmo. Neste contexto, gostaria de expressar meus melhores votos aos novos sacerdotes da diocese de Roma, que foram ordenados esta manhã na Basílica de São João de Latrão”, disse o papa Francisco.

Desejos de paz

O papa recordou também que “nesta mesma hora, muitos fiéis se reúnem em torno da venerada imagem de Maria no Santuário de Pompeia, para dirigir-lhe a súplica que brotou do coração do beato Bartolo Longo”.

“Ajoelhado espiritualmente diante da Santíssima Virgem, confio a ela o ardente desejo de paz de tantos povos que em várias partes do mundo estão sofrendo a calamidade sem sentido da guerra. À Santíssima Virgem eu apresento em particular os sofrimentos e as lágrimas do povo ucraniano”, disse Francisco.

Da mesma forma, o papa pediu “diante da loucura da guerra” para continuar rezando o terço pela paz todos os dias. Ele também pediu para orar pelos líderes das nações.

Além disso, durante as saudações, o papa Francisco enviou "uma saudação especial ao grupo de refugiados ucranianos e suas famílias de acolhida em Macchie, perto de Perugia".

Vítimas de explosão em Cuba

O papa Francisco também pediu para rezar pelas vítimas da explosão que ocorreu em um hotel em Havana, capital de Cuba.

"Que Cristo ressuscitado os guie até a casa do Pai e traga conforto às suas famílias", pediu.

O Dia das Mães

“Hoje, em muitos países, celebramos o Dia das Mães. Recordamos nossas mães com afeto - um aplauso às mães - mesmo aquelas que não estão mais conosco aqui embaixo, mas vivem em nossos corações. Para todas as mães é a nossa oração, o nosso afeto e as nossas felicitações”, concluiu o papa Francisco.

A seguir, o Evangelho comentado pelo papa Francisco:

 

Leitura do santo evangelho segundo São João (10,27-30):

Naquele tempo, disse Jesus: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

Confira também: