A diocese de Zaria, no estado nigeriano de Kaduna, anunciou "com alegria" a libertação do padre Felix Zakari Fidson, sequestrado há 40 dias.

A liberação ocorreu em 3 de maio, informou a ACI África, agência do grupo ACI para a África.

“Com o coração cheio de alegria, anunciamos o retorno de nosso irmão, que foi sequestrado pouco depois de deixar sua casa na paróquia de Santa Ana da aldeia de Zango Tama, a caminho da sede diocesana na quinta-feira, 24 de março de 2022”, disse o chanceler diocesano, padre Patrick Adikwu Odeh.

O sequestro do padre Zakari, pároco do referido templo, foi respondido com um pedido imediato de oração.

Em 4 de maio, padre Odeh agradeceu aos católicos que rezaram incessantemente pela libertação de padre Zakari e pediu para continuar rezando para que "Deus apresse a libertação daqueles que ainda estão nas mãos de seus sequestradores".

Odeh também pediu orações pela Nigéria, um país da África Ocidental com uma população de cerca de 206 milhões de pessoas, das quais aproximadamente a metade é cristã.

“Que Nossa Senhora, a Mãe de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e nossa mãe, continue intercedendo por nosso amado país Nigéria. Amém", acrescentou.

A Nigéria ocupa o sétimo lugar na Lista Mundial da Perseguição (LMP) de 2021, compilada pela ONG Portas Abertas

O país vive na insegurança desde 2009, quando começou uma insurgência do Boko Haram com o objetivo de estabelecer um estado islâmico. Desde então, o grupo islâmico organizou ataques terroristas contra grupos religiosos, políticos e civis.

A insegurança piorou ainda mais pelo envolvimento de pastores fulani predominantemente muçulmanos, também conhecidos como milícia fulani.

Um relatório de 2022 da Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito (InterSociety) revelou que, somente em 2021, 25 padres e pastores católicos na Nigéria foram mortos ou sequestrados.

Confira também: