O papa Francisco nomeou no sábado (30) dois novos membros para a Congregação para as Causas dos Santos. São eles o cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, e dom Josep Ángel Saiz Meneses, arcebispo de Sevilha, Espanha.

O cardeal Tolentino, português de 56 anos, também é membro da Congregação para a Evangelização dos Povos e do Pontifício Conselho para a Cultura. Tornou-se arquivista e bibliotecário da Santa Sé por vontade do papa Francisco, depois de ter pregado os exercícios espirituais de Quaresma à cúria romana em 2018. Foi criado cardeal em 5 de outubro de 2019.

Dom Saiz, de 65 anos, foi nomeado arcebispo de Sevilha em 17 de abril de 2021, depois de ter liderado a diocese de Terrassa desde 2004. O bispo ocupou vários cargos na Conferência Episcopal Espanhola e, desde março de 2020, é membro do Comitê Executivo e da Comissão Permanente.

É formado em Teologia pela Faculdade Teológica do Norte de Espanha. Continuou seus estudos em Roma, onde completou, de 1977 a 1979, cursos de doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e cursos em Arquivologia e Biblioteconomia nas Escolas do Arquivo Secreto do Vaticano e na Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Nomeação do Chefe de Departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Em 30 de abril, o papa Francisco também nomeou o padre brasileiro João Wilkes Rebouças Chagas, funcionário do mesmo Dicastério, como chefe de departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Durante anos, o padre João foi chefe do setor de juventude do dicastério, que supervisiona todo o âmbito da pastoral juvenil, incluindo a organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Confira também: