Foi inaugurada ontem (1) uma nova escola de ensino médio que será dirigida pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, em Qaraqosh, Iraque. Há mais de dois anos, a cidade foi tomada pelo Estado Islâmico.

Entre agosto de 2014 e o final de 2016, Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, esteve sob o controle de terroristas do Estado Islâmico. Milhares de seus cidadãos tiveram que fugir para o Curdistão iraquiano para evitar serem mortos ou escravizados.

No entanto, após a libertação da cidade, as famílias cristãs voltaram aos poucos para trabalhar na reconstrução, que tem o apoio da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

Assim, parte dos projetos foi a construção da escola de ensino médio Al-Tahira, com capacidade para 625 alunos. Qaraqosh, também conhecida como Baghdeda, é a maior das 13 cidades de maioria cristã nas planícies de Nínive.

Durante a visita de uma delegação da ACN à escola em março, a irmã dominicana Huda disse que o objetivo da escola é ajudar a garantir um futuro para os cristãos, cuja presença no Iraque diminuiu drasticamente. Segundo a fundação, estima-se que o número de cristãos que antes de 2003 era mais de um milhão, caiu para 150 mil.

“Estamos construindo o caráter dos alunos para serem líderes na sociedade, assumindo responsabilidades e desenvolvendo um plano de permanência neste país. A presença das freiras e desta escola aqui são sinais de esperança e dão às pessoas uma razão para ficar”, disse a irmã Huda.

Em nota enviada em 29 de abril pela ACN, informou-se que "a maioria dos projetos estruturais envolveu a restauração de edifícios danificados" pelo Estado Islâmico. “No entanto, a escola mista foi construída do zero onde era o pátio de recreio da escola de ensino fundamental Al-Tahira, também dirigida pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena”, acrescentou.

A escola de ensino médio Al-Tahira matriculou seus primeiros alunos em fevereiro e "tem instalações de última geração espalhadas por três andares", com três laboratórios de ciências, um centro de informática, um grande auditório, biblioteca e capela. A construção do centro levou cinco anos.

Thomas Heine-Geldern, presidente executivo da ACN International, participou na cerimônia de abertura com outros membros da fundação. “A ACN participou desde o início da iniciativa e foi um privilégio trabalhar com tantas pessoas e organizações comprometidas para tornar este projeto uma realidade, incluindo a Conferência Episcopal Austríaca, apoiada pelo governo austríaco”, disse.

A ACN participou na obtenção de mais de 80% dos 2,1 milhões de dólares necessários à construção da escola. Heine-Geldern agradeceu aos benfeitores pelo apoio. “Gostaria de prestar homenagem à irmã Clara Nas, às outras irmãs dominicanas e a todos aqueles que trabalharam incansavelmente para realizar este sonho”, disse.

“Nos dias mais sombrios da ocupação da região pelo Daesh (Estado Islâmico), quem teria pensado que apenas alguns anos depois estaríamos comemorando a abertura de uma nova escola?”, acrescentou.

Por sua vez, o estudante Rameel Rabu Wadi, de 16 anos, disse à ACN que “com edifícios como este e a oportunidade de estudar bem, sentimos que temos aqui um grande futuro”. “Muito obrigado por nos apoiar", afirmou.

Confira também: