O papa Francisco confirmou em 29 de abril a eleição do frei Francesco Patton, O.F.M., como custódio franciscano da Terra Santa.

“O Santo Padre confirmou a eleição feita pelo ministro geral da Ordem dos Frades Menores Franciscanos do revmo. Francesco Patton, O.F.M. como custódio da Terra Santa e guardião do Monte Sião”, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Em 25 de abril, o ministro geral da Ordem dos Frades Menores, padre Massimo Fusarelli, informou aos franciscanos que o frei Patton foi eleito para o cargo de custódio da Terra Santa e guardião do Monte Sião para o triênio 2022-2025.

A custódia da Terra Santa destacou em seu site que “para o padre Francesco Patton trata-se da renovação do cargo depois de um primeiro período de seis anos a serviço da Terra Santa como custódio”.

A custódia também disse que “esta nomeação requer a confirmação explícita da eleição pelo Santo Padre”, já que “os frades menores trabalham na Terra Santa por vontade e mandato explícitos do Romano Pontífice”.

“Alegramo-nos com frei Francesco pela renovada confiança depositada em sua pessoa pela Santa Sé, e pedimos que o Espírito Santo derrame sobre ele numerosos dons para que possa continuar seu ministério com dedicação e alegria a serviço de seus irmãos, " continua a custódia da Terra Santa.

“Que a Virgem Maria e nosso pai seráfico Francisco de Assis e santo Antônio de Pádua, padroeiro da custódia, o ajudem”, conclui.

Em sua mensagem de Páscoa de Emaús, o custódio franciscano afirmou que diante de Cristo ressuscitado “volta o desejo de se colocar em caminho, inclusive de correr para anunciar que Jesus está vivo, que ressuscitou, que tudo se compreende à luz de sua Páscoa".

“Que possam perceber a presença misteriosa e real de Jesus que caminha junto com vocês, com cada um de vocês. Que a luz da sua Palavra possa iluminar também as situações de morte, escuridão e desilusão que os põem à prova neste momento”, exortou.

Frei Francesco Patton nasceu em 23 de dezembro de 1963. Tem 58 anos.

Foi duas vezes secretário-geral do capítulo geral da Ordem dos Frades Menores, em 2003 e 2009; visitador geral em 2003; ministro provincial da província “San Vigilio” de Trento entre 2008 e 2016; e presidente da Conferência dos Ministros Provinciais da Itália e Albânia (COMPI) entre 2010 e 2013.

Foi eleito custódio da Terra Santa pela primeira vez pelo Definitório Geral dos Frades Menores em 20 de maio de 2016.

Pertence à província de Santo Antônio dos Frades Menores, na Itália.

Confira também: