O papa Francisco revelou no sábado (30) que o médico o proibiu de andar, por isso, deve obedecer e cumprimentar as pessoas somente sentado.

Ao receber mais de 2,5 mil peregrinos da Eslováquia no Vaticano, Francisco disse que não poderia andar pelos corredores da sala Paulo VI para se aproximar dos peregrinos e que só poderia cumprimentar parte da delegação permanecendo sentado, porque o médico o proibiu de andar.

“Agora vou lhes dar a minha bênção e vamos rezar juntos para que o Senhor abençoe todos. Depois, eu vou saudar vocês, mas tenho um problema. Essa perna não está boa, não funciona e o médico me pediu para não andar. Eu gosto de andar, mas dessa vez preciso obedecer ao médico. Por isso, peço-lhes o sacrifício de subirem as escadas e eu os saúdo daqui, sentado. É uma humilhação, mas eu a ofereço pelo país de vocês. Obrigado", disse o papa.

Em uma mensagem enviada por sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt, Francisco encorajou a experimentar o amor de Deus para “enfrentar as provações da vida com fé, para delas sairmos melhores”.

“A alegria de saber que somos amados por Deus apesar da nossa infidelidade faz-nos enfrentar as provações da vida com fé, para delas sairmos melhores. É no viver esta alegria que consiste o nosso ser verdadeiras testemunhas, porque a alegria é o sinal distintivo do cristão.”, escreveu o papa.

 

Saúde do papa

Durante a audiência geral de 26 de janeiro, o papa Francisco explicou aos fiéis reunidos na sala Paulo VI que não poderia andar pelos corredores, como tradicionalmente faz para cumprimentar os presentes, devido a um problema de saúde.

“Deixe-me explicar que hoje não poderei estar entre vocês para cumprimentá-los, porque estou com um problema na perna direita. Estou com uma inflamação no ligamento do joelho, mas eu descerei aí para cumprimentá-los e vocês podem vir para me cumprimentar”, disse o papa, indicando uma cadeira na qual se sentou depois para abençoar algumas pessoas.

Sobre seu problema de saúde, Francisco acrescentou na ocasião: “É uma coisa passageira. Disseram-me que essas coisas acontecem só com os velhos e não sei porque isso está acontecendo comigo...”, concluiu sorrindo enquanto as pessoas aplaudiam.

Confira também: