A arquidiocese de Tunja, na Colômbia, informou que em 27 de abril desconhecidos profanaram a Eucaristia e roubaram os cofres das ofertas da Igreja de Santa Ana. Por isso, foi feito um ato de reparação na tarde de ontem (28).

“O sacrário foi saqueado, de onde foram extraídas as âmbulas com as hóstias consagradas, que foram retiradas do local, o que constitui um grave ato de profanação que deve ser repudiado pela comunidade católica. Junto com as âmbulas, um cálice também foi roubado e o cofre das ofertas foi saqueado”, disse a arquidiocese em comunicado de 28 de abril.

As autoridades colombianas já foram informadas do roubo e começaram uma investigação para encontrar os responsáveis.

Por outro lado, a igreja local anunciou que às 16h de ontem (28), o arcebispo Gabriel Ángel Villa Vahos celebrou uma missa “como ato de desagravo e reparação e para pedir a conversão daqueles que causaram este grave dano”.

A arquidiocese pediu aos fiéis que não aceitem “negócios com os objetos sagrados que foram roubados”, e aos padres que reforcem a segurança dos templos, capelas e oratórios para evitar “ser vítimas de pessoas sem escrúpulos”.

“Solidarizamo-nos com o pároco de Santa Ana e com os fiéis desta comunidade paroquial, pedindo ao Senhor que situações como essas não voltem a ocorrer e que os autores deste lamentável ato possam se converter”, concluiu a arquidiocese de Tunja.

Confira também: