Centenas de pessoas participaram no sábado (23) do Terço dos Homens, em Madri, Espanha. A iniciativa reuniu católicos que rezaram de joelhos à Virgem Maria, levando a fé às ruas e rezando para recuperar a masculinidade, cujo “exemplo perfeito é Cristo”.

O terço começou às 19h (hora local) na Plaza de la Villa, em Madri, e contou também com a presença de dois padres, um dos quais abençoou os participantes antes de iniciar a oração.

 

Ricardo Almagro, um dos organizadores do evento, disse em um vídeo que o terço “é simplesmente evangelizar, repetindo o que nossos irmãos da Polônia fazem, para pouco a pouco recuperar as ruas de Madri, da Espanha e recuperar os valores perdidos por parte dos homens".

Embora fosse sábado, dia em que se rezam os mistérios gozosos do terço, os participantes meditaram nos mistérios dolorosos. Isso, disse aos presentes um jovem chamado Fernando, porque “esse mistério é o que eu acho que mais pode nos transmitir o reflexo do que é o sacrifício”, algo necessário para que “os homens voltem a ser homens. O exemplo perfeito do homem é Cristo”.

"Um verdadeiro homem tem que olhar para o que Cristo fez e Cristo é o exemplo perfeito de masculinidade", pois Ele sempre faz "o que é certo, o que deve ser feito, mesmo sofrendo a maior tortura que qualquer pessoa sofreu ao longo da história".

Antes de iniciar o terço, padre Raúl deu a todos a bênção em latim para então prosseguir com a oração, que foi feita sempre com voz forte.

Fernando disse ainda que "o estado atual do homem, não só na Espanha, mas em qualquer país da Europa, é um pouco preocupante, porque o que o homem moderno fez foi fugir dos seus deveres e entregar-se aos prazeres terrenos, aos vícios, ao caminho fácil, ao caminho que não requer nenhum esforço”.

"Um homem de verdade faz o que é certo, independentemente do custo pessoal que isso tenha para ele", disse.

 

Sobre a fé, relegada no mundo de hoje à esfera da vida privada, Fernando lamentou que "nos deram a ideia de que a fé é algo vago, algo que só se deve guardar dentro e não se pode mostrar ao exterior".

“A fé não é algo privado, mas público e este terço vai ser um exemplo, assim como tem sido feito em outros países como na Polônia e na Irlanda”, destacou.

Disse também que “pode ser que uma pessoa esteja passando pela rua e veja homens rezando o terço e talvez possa descobrir a fé novamente. Se isso acontecer com uma pessoa já terá valido a pena”.

Para concluir a sua reflexão diante dos participantes, Fernando disse esperar que "este terço traga frutos e sobretudo sacrifícios a todos os que aqui estão para que possamos recuperar o que engrandeceu este país e toda a civilização: a coragem dos homens que fazem o que devem, ainda que sofram, ainda que sejam marginalizados, ainda que sejam cuspidos, ainda que sejam maltratados, ainda que sejam mortos”.

Os organizadores disseram que o Terço dos Homens será rezado novamente, embora não tenham indicado quando exatamente, talvez em um ou três meses.

O “Terço dos Homens” surgiu na Polônia. Seu site explica que os participantes “são homens que desejam cumprir a vontade de Maria, nossa Mãe e Rainha. Queremos fazer exatamente o que Ela pediu de todos nós e nos pede constantemente. Sua vontade é a de seu Filho, Jesus Cristo, que é nosso Senhor e irmão”.

Mais em

Destacam também o papel dos homens como protetores e zeladores das famílias, a exemplo de são José. “Acreditamos que nosso papel, ou seja, o papel dos homens no plano de Deus, é proteger todos aqueles que Deus nos deu aqui na terra para a vida eterna. Assim como são José foi o protetor terreno da Sagrada Família, também nós temos a tarefa de defender a santidade de nossas famílias e entes queridos”, destacam.

 

Quanto à oração, destacam que o terço é um pedido da Virgem Maria em diferentes aparições como Lourdes, Fátima ou Akita no Japão.

O "Terço dos Homens" também é rezado na Ucrânia, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos e Lituânia.

Confira também: