O papa Francisco nomeou no sábado (23) os secretários das seções doutrinária e disciplinar da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano.

Francisco nomeou como secretário da seção doutrinária da Congregação para a Doutrina da Fé o padre Armando Matteo, até agora subsecretário adjunto do mesmo dicastério.

Monsenhor Armando Matteo nasceu em Catanzaro, Itália, em 21 de setembro de 1970. Tem 51 anos. Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1997.

Estudou Filosofia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e fez o doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi professor de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Urbaniana. Desde abril de 2021, era subsecretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé.

O papa nomeou como secretário da seção disciplinar da Congregação para a Doutrina da Fé o padre John Joseph Kennedy, até então chefe de gabinete desta seção.

Monsenhor John Joseph Kennedy nasceu em Dublin, Irlanda, em 15 de julho de 1968. Ele tem 53 anos. Foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1993.

Fez mestrado e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Desde 2003 era oficial da Congregação para a Doutrina da Fé e, desde 2017, era chefe de gabinete da seção disciplinar no mesmo dicastério.

Em 14 de fevereiro, Francisco modificou o organograma da Congregação para a Doutrina da Fé, por meio do motu proprio Fidem servare.

Naquela ocasião, o papa estabeleceu que o "dicastério para a Doutrina da Fé" seja dividido em duas seções - doutrinária e disciplinar - e que cada uma seja "coordenada por um secretário que coadjuva o prefeito no âmbito específico de sua competência, com a colaboração do subsecretário e dos respectivos chefes de gabinete”. Por isso, o prefeito da Congregação, cardeal Luis Ladaria, terá dois vice-secretários.

Segundo Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, o objetivo desta mudança é "dar a devida importância também à seção doutrinal e ao seu papel fundamental na promoção da fé, sem descuidar da atividade disciplinar, depois de décadas em que muito esforço e muitos recursos humanos foram empregados no exame de casos de abuso. Dessa forma, com um secretário próprio, cada seção terá mais força e mais autonomia”.

De acordo com a reforma anunciada da cúria vaticana por meio da constituição apostólica Praedicate Evangelium, a Congregação para a Doutrina da Fé será chamada, a partir de 5 de junho de 2022, de dicastério para a Doutrina da Fé.

Confira também: