Ao receber os participantes do VI Congresso Missionário Juvenil na Itália, o papa Francisco os exortou a não viver como “mortos”, mas como ressuscitados. Francisco propôs três verbos para a missão cotidiana dos jovens.

“Todo cristão, batizado na água e no Espírito Santo, é chamado a viver imerso em uma Páscoa perene e assim viver como ressuscitado. Não viver como um morto, mas como ressuscitado! Este dom não é só para nós, mas para ser partilhado com todos”, disse o papa aos jovens, que também celebram os 50 anos da “Missão Jovens”.

Francisco destacou que a missão deve ser motivada pelo entusiasmo de poder “compartilhar esta felicidade com os outros. Uma experiência de fé bela e enriquecedora, que sabe enfrentar as inevitáveis ​​resistências da vida, torna-se naturalmente convincente”.

“Quando alguém conta o evangelho com a própria vida, isso abre um sulco nos corações mais duros”, disse Francisco.

Em seu discurso, o papa propôs “três verbos fáceis de lembrar” que considera “fundamentais para a missão hoje, especialmente para os jovens” e que são retirados do Novo Testamento. “Esses verbos são levantar-se, cuidar dos irmãos e dar testemunho”, disse.

1- Levantar-se

O primeiro verbo aparece no evangelho de Lucas, no relato em que Jesus ressuscita o filho da viúva Naim (Lc 7,11-17), considerando que "a morte de um filho, naquela circunstância, significava a perda de tudo".

Na passagem evangélica, o Senhor toca o jovem e lhe diz: "Eu te ordeno, levanta-te".

“Esta palavra de Jesus ainda hoje chega ao coração de muitos jovens e Ele propõe a cada um o convite a se levantar”, disse o papa.

 

“Este é um primeiro sentido da missão sobre a qual os convido a refletir: Jesus nos dá a força para nos levantarmos e nos pede para sairmos da morte do fechamento em nós mesmos, da paralisia do egoísmo, da preguiça, da superficialidade. Estas paralisias estão por toda parte”.

2- Cuidar dos irmãos

Para explicar esta ação, o papa recordou a passagem do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), que apesar de pertencer a um povo que "não tinha muita amizade" com os judeus, parou para socorrer o homem ferido que encontrou no caminho, ao contrário dos dois ministros do culto que o viram e passaram por ele.

Cuidar, disse o papa, é “viver a caridade de forma dinâmica e inteligente. Hoje precisamos de pessoas, especialmente jovens, que tenham olhos para ver as necessidades dos mais fracos e um grande coração que os torne capazes de se gastar totalmente”.

“Também vocês são chamados a dar frutos com as suas capacidades e pôr em prática a sua inteligência, para organizar a caridade com projetos de amplo alcance. Hoje vocês devem ser os primeiros!”, afirmou o papa.

3- Dar testemunho

O terceiro verbo aparece no livro dos Atos dos Apóstolos (1,8), quando todos recebem o Espírito Santo em Pentecostes e são enviados "para dar testemunho em Jerusalém, Judeia e Samaria, até os confins da terra".

“É por isso que lhes confio o terceiro verbo do missionário cristão: testemunhar com a sua vida. Quem não testemunha com a vida e faz a finta é como quem põe a mão, mas não escreve a assinatura e diz 'eu te dou isso'. Não serve para nada"

O papa Francisco destacou que “dar testemunho é colocar a sua assinatura nas suas riquezas, nas suas capacidades, na sua própria vocação. Por favor, meninos e meninas, sempre coloquem a assinatura! Ponham o seu coração nisso".

O papa exortou os jovens a serem sempre “missionários da alegria e do amor”, como santo Oscar Romero e o papa são Paulo VI.

Mais em

“O anúncio é feito com um sorriso, mas não com um sorriso profissional, como a propaganda de pasta de dente. Não, não com isso, isso não funciona. O anúncio é feito com o sorriso do coração e não com a tristeza”, concluiu.

Confira também: