Após dois anos de paralisação por causa das medidas restritivas impostas contra a pandemia de covid-19, a festa de são Jorge volta a acontecer na igreja dedicada ao santo em Quintino, no subúrbio do Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é de que um milhão de fiéis passe pelo local no sábado, 23 de abril, para celebrar o santo padroeiro do Estado do Rio.

São Jorge foi proclamado oficialmente padroeiro do Estado do Rio de Janeiro juntamente com são Sebastião pela lei 8.393/2019. A lei determina ainda que, anualmente, o governo estadual deve prestar “as honras de Estado aos padroeiros fluminenses”. Mas, a grande devoção ao santo no Estado é anterior, tanto que desde 2008, o Dia de São Jorge é considerado feriado estadual pela lei 5.198.

Na arquidiocese do Rio de Janeiro, que compreende todo o município da capital fluminense, a igreja de Quintino é a única das 280 paróquias que tem são Jorge como padroeiro. A celebração do santo já se tornou tradição e faz parte do calendário oficial da cidade.

Um dos momentos mais aguardados da comemoração é a alvorada, que acontece às 5h com o toque do clarim, queima de fogos e missa que dá início os festejos que vão até às 22h. O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, celebrará a missa das 9h, com a presença de autoridades civis, militares e religiosas.

Além das celebrações, que vão acontecer de hora em hora, a programação também vai contar com a procissão que carrega a imagem de são Jorge pelas ruas do bairro da zona norte, momentos de oração e evangelização e apresentação teatral.

Padroeiros dos Estados

Todos os Estados brasileiros têm um santo padroeiro. Mas, nem todos são reconhecidos oficialmente por lei, como aconteceu com são Jorge e são Sebastião no Rio de Janeiro. Em muitos casos, os santos são tidos como padroeiros devido à grande devoção dos fiéis. Por esta razão, alguns Estados decretam por lei feriados estaduais nos dias de seus santos padroeiros.

Confira a seguir os santos padroeiros de cada Estado do Brasil:

Acre – Nossa Senhora da Seringueira do Acre
Alagoas – Nossa Senhora dos Prazeres
Amapá – São José
Amazonas – Nossa Senhora da Conceição
Bahia – Nossa Senhora da Conceição
Ceará – São José
Distrito Federal – São João Bosco
Espírito Santo – Nossa Senhora da Penha
Goiás – Nossa Senhora de Sant’Ana
Maranhão – São José de Ribamar
Mato Grosso – Senhor Bom Jesus
Mato Grosso do Sul – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade
Pará – Nossa Senhora de Nazaré
Paraíba – Nossa Senhora das Neves
Paraná – Nossa Senhora do Rosário do Rocio
Pernambuco – Santo Antônio
Piauí – Nossa Senhora da Vitória
Rio de Janeiro – São Jorge e São Sebastião
Rio Grande do Norte – Santos Protomártires de Cunhaú e Uruaçu
Rio Grande do Sul – Nossa Senhora Medianeira
Rondônia – Nossa Senhora de Nazaré
Roraima – Nossa Senhora do Carmo
Santa Catarina – Santa Catarina de Alexandria
São Paulo – São Paulo Apóstolo
Sergipe – Nossa Senhora Divina Pastora
Tocantins – Nossa Senhora da Natividade

Confira também: