Com o início da Páscoa, três sacerdotes dão 11 conselhos importantes que podem ajudar a viver melhor e de forma mais cristã este momento tão especial na vida da Igreja Católica.

1. Manter a alegria

Para o padre Mario Arroyo, professor da Universidade Pan-Americana da Cidade do México e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma, é importante ter a alegria presente nestes 50 dias do tempo litúrgico da Páscoa.

"Lembramos disso todos os dias com a oração do Regina Coeli: ‘Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia! Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia! Ressuscitou como disse. Aleluia!’”, disse. 

O padre Eduardo Hayen Cuarón, diretor do jornal Presencia da diocese Mexicana de Ciudad Juárez, México, concordou com a importância de "cultivar a alegria", já que "o encontro cotidiano com Cristo ressuscitado para descobrir suas bênçãos na oração é fonte de um coração alegre”.

2. Ler as leituras bíblicas de cada dia

Juan Manuel Góngora, padre da diocese de Almería, Espanha, que tem mais de 46 mil seguidores no Twitter, destacou que é muito valioso para os católicos, especialmente neste tempo pascal, “ler e meditar nas leituras de cada dia.

3. Viver na graça de Deus

Hayen destacou o valor de “desfrutar a vida na graça de Deus”, pois “nossa vida se torna bela quando a vivemos em amizade com Deus, sem pactos com o mal”.

4. Ser agradecidos

Padre Arroyo disse que é fundamental neste momento agradecer profundamente a Jesus, "porque ele fez todo o sacrifício de nossa redenção".

“Ser grato a Deus é uma forma de oração às vezes rara e muito necessária”, disse ele.

5. Rezar pelos catecúmenos

Padre Góngora destacou a importância de rezar neste momento "pelos catecúmenos, que vão receber algum sacramento de iniciação cristã nesta Páscoa".

6. Servir aos outros

Outro conselho do padre Mario Arroyo para este tempo pascal é esforçar-se por “sair do nosso caminho pelos outros, seguir o exemplo que Cristo nos deu durante a Semana Santa”.

7. Ajudar na paróquia

Padre Góngora destacou que é uma boa resolução para a Páscoa que os fiéis tomem a decisão de "começar algum compromisso de colaboração na paróquia".

8. Redescobrir o domingo

O padre Eduardo Hayen Cuarón destacou que o domingo “é o dia que dá sentido a cada semana que vivemos e o coração desse dia é a Eucaristia”.

Mais em

9. Cultivar a esperança

Padre Arroyo recordou que "a vitória de Deus sobre o mal é definitiva", pois "Cristo venceu o pecado, venceu a morte, venceu o mal".

Para isso, disse, é importante “ter a certeza da esperança”.

10. Rezar o Santo Terço

Juan Manuel Góngora também disse que é sempre muito útil para os cristãos, e sobretudo para ter uma boa Páscoa, “rezar o santo terço todos os dias”.

11. Incentivar a amabilidade

Hayen Cuarón também destacou que “o tratamento amável com todos pode facilitar o encontro muito o encontro das pessoas com Deus”.

Confira também: