A Conferência Episcopal da Bolívia (CEB) expressou a sua tristeza com a morte do padre Wilberth Daza Rodas, da Ordem Franciscana Menor na cidade de Santa Cruz, cometido no Sábado Santo após a Vigília Pascal.

Por volta das 23h do dia 16 de abril, após a celebração da Vigília Pascal, ocorreu um assalto no convento de São Francisco de Santa Cruz, pertencente à Ordem Franciscana Menor da Província Missionária de Santo Antônio.

Padre Wilberth Daza Rodas, de 42 anos de idade e ecônomo do convento, foi encontrado morto e com vários golpes na cabeça.

Segundo o jornal Correo del Sur, a polícia está investigando um homem próximo à comunidade franciscana, que supostamente agiu em conjunto com outros sujeitos.

"Nossa Igreja está de luto e triste com estes eventos. Pedimos que seja feita uma investigação clara e precisa o mais rápido possível e que ela leve ao esclarecimento desses terríveis acontecimentos", disse a CEB em uma declaração em 17 de abril.

"Diante da cultura de violência que está aumentando na Bolívia", os assassinatos de mulheres, os roubos, a insegurança cidadã, entre outros problemas, "pedimos a todos os bolivianos que se comprometam e trabalhem por uma cultura de paz onde todos possamos viver em fraternidade", disse a CEB.

"Que a luz de Jesus Cristo Ressuscitado brilhe em nossos corações e em nosso mundo onde há tanta escuridão, sofrimento e morte. Deus, com a ressurreição de seu Filho, nos diz que o mal e a morte não têm a última palavra", concluiu a CEB.

O arcebispo de Santa Cruz, dom Sérgio Gualberti, o bispo emérito, dom Braulio Sáez, os bispos auxiliares e a comunidade diocesana também enviaram suas condolências.

O velório foi no dia 17 de abril na paróquia de Santo Antônio e a missa fúnebre foi celebrada ontem (17) por dom Gualberti.

Os restos mortais do padre Wilberth foram levados para Macharetí, Sucre, a cidade onde ele nasceu em 26 de setembro de 1979.

Confira também: