A igreja matriz dos Santos Cosme e Damião, em Pernambuco, tida como a igreja mais antiga do Brasil em funcionamento, foi reaberta depois de dois anos de restauração. O templo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1951.

A Igreja foi construída em 1535 a pedido de Duarte Coelho, na época donatário da capitania hereditária de Pernambuco. É o ponto mais visitado do sítio histórico de Igarassu, município da região metropolitana de Recife.

Com estilo maneirista, transição entre os estilos renascentista e barroco, o templo passa agora a ter um espaço de exposições na casa paroquial.

O novo espaço foi instalado no primeiro andar da casa paroquial e conta como foi a formação da capitania de Pernambuco, a história da Igreja e da cidade de Igarassu.

A restauração contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ao todo, o banco destinou R$ 4,2 milhões para a obra.

Além da restauração do edifício, o projeto contemplou a implantação de sistemas de prevenção, detecção e combate a incêndio; recuperação de toda a rede elétrica; e adaptação de forma a ampliar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais.