No início deste ano, uma tradição de Páscoa de 37 anos corria o risco de não continuar em 2022.

A Holanda, conhecida por suas plantações de flores, há mais de três décadas doa tulipas, narcisos e jacintos para decorar a praça de São Pedro, no Vaticano, para a missa do papa no domingo de Páscoa.

Nos dois últimos anos, por temor da pandemia de covid-19, não houve missa papal na praça. Neste ano, Paul Deckers, florista holandês que desde 2015 era o responsável pela decoração, disse que não contava mais com os patrocinadores para continuar o projeto.

Católicos holandeses em Roma e na Holanda, então, começaram a trabalhar para garantir que as decorações florais voltassem a enfeitar a praça de São Pedro para a celebração da Ressurreição de Cristo.

“Ficamos decepcionados e pensamos: esta é uma bela tradição. Se Paul Deckers não pode encontrar patrocinadores novamente, por que não tentar encontrar outro artista floral para fazer o mesmo trabalho?”, disse o padre Antoine Bodar à CNA, agência em inglês do grupo ACI. "O presente floral da Holanda e da província da Igreja holandesa ao papa em Roma é especial demais para não dar continuidade a ele", disse.

Bodar, reitor da Igreja Católica Holandesa em Roma, reuniu seus compatriotas e no início deste mês anunciou que o florista Piet van der Burg ficaria responsável pela decoração.

"Na Páscoa, o esplendor floral holandês poderá ser visto novamente na praça de São Pedro", escreveu o reitor no site de sua igreja em 5 de abril. "Surpresos pelas reações positivas dos produtores, patrocinadores e muitos outros, e após intensas consultas com várias partes interessadas na Holanda e no Vaticano, os esforços de muitos mostraram que este ano, após dois anos de pandemia, as flores holandesas voltarão a estar na praça de São Pedro em Roma".

As flores e plantas chegaram ao Vaticano de caminhão. Antes de iniciar a longa viagem, no dia 12 de abril, as flores foram abençoadas pelo bispo de Rotterdam, dom Hans van den Hende, presidente da Conferência Episcopal Holandesa.

"Estas flores e plantas foram cultivadas de forma artesanal", disse o bispo no parque de flores Keukenhof em Lisse, a capital das flores dos Países Baixos.

As flores, disse ele, “vão a Roma para a grande festa da Páscoa, quando celebramos a Ressurreição de Cristo. As flores enfeitarão a praça de São Pedro enquanto o papa Francisco pronuncia sua bênção Urbi et Orbi sobre a cidade e o mundo. Na festa da Ressurreição do Senhor, este esplendor floral será mostrado plenamente".

“Deus dá a força e o crescimento do florescimento e, como seres humanos, podemos cooperar com a criação por meio dos talentos que nos foram concedidos”, acrescentou.

A Santa Sé disse que, para a Páscoa de 2022, floristas profissionais da Holanda e da Eslovênia, em colaboração com os jardineiros do Vaticano, trabalharam “o dia todo na Sexta-feira Santa para preparar e terminar as decorações para o dia seguinte”.

Confira também: