O bispo da diocese de Petrópolis (RJ), dom Gregório Paixão, proclamou um Ano Eucarístico Diocesano, que teve início na Quinta-feira Santa, 14 de abril, e segue até a festa de Corpus Christi de 2023. Depois de dois anos da pandemia de covid-19, este ano foi proclamado “para chamar outra vez para o seio da Igreja aqueles que estão com medo, para despertar aqueles que estão adormecidos nas suas casas simplesmente por comodismo, para tirar diante dos televisores aqueles que resolveram comungar virtualmente quando a Igreja nos pede, pelo próprio Jesus Cristo, que a sua presença precisa ser real”, disse o bispo.

O anúncio do Ano Eucarístico Diocesano foi feito por dom Gregório Paixão durante a Missa do Crisma, na catedral de São Pedro de Alcântara, na Quinta-feira Santa (14), dia em que a Igreja recordou a instituição da Eucaristia e do sacerdócio.

Em sua homilia, dom Gregório afirmou que este ano busca fazer com que “Jesus seja ainda mais conhecido, amado e adorado por todos”. Por isso, pediu aos padres, diáconos, seminaristas, religiosos, agentes pastorais e todos os fiéis que exerçam “sua função evangelizadora”. “Coloquem-se diante de Cristo para que através da força desse Senhor, a beleza da palavra de Deus chegue a todos. E tenham a coragem de viver alegria desse tempo novo porque uma benção nos é dada, só nos resta recebê-la”, afirmou o bispo.

Ao final da homilia, dom Gregório Paixão leu o decreto que institui o Ano Eucarístico Diocesano. Segundo o documento, este ano foi proclamado tendo em vista o desejo na Igreja particular de Petrópolis de “incentivar e promover a retomada da participação presencial dos fiéis nos atos litúrgicos, especialmente na celebração da Santa Missa nos domingos e dias santos de guarda”. Além disso, considerou “a necessidade de afervorar a vida eucarística dos fiéis”, sobretudo “após o longo período de quarentena e isolamento” por causa da pandemia de covid-19.

Em seu decreto, dom Gregório deu algumas orientações para a celebração do Ano Eucarístico. Convocou o clero a incentivar “vivamente a participação de todos os fiéis nas celebrações e iniciativas a serem desenvolvidas” por ocasião deste ano. Orientou que em todas as paróquias da diocese “se promova o culto eucarístico com maior frequência e devoção, dando importância à fiel observância das normas litúrgicas”.

O bispo de Petrópolis também solicitou que, durante o Ano Eucarístico Diocesano, em todas as paróquias, às quintas-feiras, “quando as normas litúrgicas permitirem, se celebrem as santas missas com o formulário votivo da Santíssima Eucaristia”. Por fim, recomendou a realização de “pregações, retiros, formações e conferências sobre a doutrina da Santíssima Eucaristia para que a mesma seja cada vez mais conhecida, amada, adorada e vivenciada” pelos fiéis.

Confira também: