O papa Francisco convidou os fiéis a "não terem medo" e a anunciarem a Ressurreição de Cristo hoje, segunda-feira dentro da oitava da Páscoa, conhecida como "Segunda-feira do Anjo". O papa falou antes da oração mariana Regina Coeli, que substitui o Ângelus durante o tempo pascal.

Os dias da oitava da Páscoa “são como um único dia em que a alegria da Ressurreição é prolongada”, disse o papa. “O Evangelho da Liturgia de hoje continua nos falando do Ressuscitado, da sua aparição às mulheres que tinham ido ao túmulo (cf. Mt 28,8-15). Jesus vai ao encontro delas e as saúda. Depois, diz a elas duas coisas, que serão boas para nós também acolhermos, como um dom da Páscoa”.

"Não tenham medo"

“Primeiro, ele as tranquiliza com duas palavras simples: 'Não tenham medo; (v.10). O Senhor sabe que os medos são nossos inimigos diários”.

“Ele também sabe que nossos medos provêm do grande medo, o medo da morte: medo de desaparecer, de perder entes queridos, de estar doente, de não conseguir fazer mais... Portanto, ninguém mais, portanto, pode nos dizer de forma mais convincente: ‘Não tenha medo’", disse o papa.

Francisco disse que Cristo Ressuscitado “nos convida a sair dos túmulos de nossos medos”.

"Ele sabe que o medo está sempre agachado à porta de nossos corações e que precisamos ouvir dizer: não tenha medo: na manhã de Páscoa como na manhã de cada dia", disse.

“Irmão, irmã, que acredita em Cristo, não tenha medo! ‘Eu’, nos diz Jesus, ‘provei a morte por você, tomei seu mal sobre mim. Agora, eu ressuscitei para lhe dizer: Estou aqui, com você, para sempre. Não tenha medo’"

Francisco destacou também que para combater o medo que “nos fecha em nós mesmos, Jesus nos faz sair e nos envia aos outros. Aqui está o remédio”, sublinhou o papa Francisco.

“Porque a alegria da Páscoa não é para ser guardada para si mesmo. A alegria de Cristo é fortalecida ao doá-la, se multiplica quando se compartilha. Se nos abrimos e levamos o Evangelho, nosso coração se expande e supera o medo. Este é o segredo: anunciar para vencer o medo”, destacou.

O obstáculo da falsidade

Em seguida, o papa advertiu sobre o obstáculo da falsidade, que levou os soldados a dizerem que foram os discípulos que retiraram o corpo de Cristo do sepulcro.

Francisco disse que isso aconteceu porque havia "dinheiro envolvido", e defendeu que Deus nos pede "para não servir mais ao dinheiro".

“Aqui está a falsidade, a lógica da ocultação, que se opõe à proclamação da verdade. É um lembrete para nós também: a falsidade, nas palavras e na vida, polui o anúncio, corrompe por dentro, leva de volta ao túmulo”, destacou.

“A falsidade nos leva para trás, nos leva à morte, ao sepulcro. O Ressuscitado, em vez disso, quer nos tirar dos sepulcros, das falsidades e das dependências. Diante do Senhor ressuscitado, existe este outro deus: o deus dinheiro, que suja tudo, que arruína tudo, fecha as portas para a salvação. E isso esta para todo lado. Na vida cotidiana, há a tentação de adorar o deus dinheiro", disse o papa Francisco.

Finalmente, ele encorajou os fiéis a "dar um nome às falsidades que existem dentro de nós" e a colocar “essas nossas opacidades diante da luz de Jesus ressuscitado”.

“Ele quer levar à luz as coisas escondidas, para nos tornar testemunhas transparentes e luminosas da alegria do Evangelho, da verdade que nos liberta (cf. Jo 8,32). Que Maria, Mãe do Ressuscitado, nos ajude a vencer nossos medos e nos conceda a paixão pela verdade”, concluiu.

Guerras impedem a reconciliação

Após a oração do Regina Coeli o papa Francisco desejou mais uma vez “Feliz Páscoa a todos os presentes, romanos e peregrinos de vários países” e pediu por todos os que sofrem para que “ninguém seja abandonado”.

“Que disputas, guerras e conflitos deem lugar à compreensão e reconciliação. Enfatizar sempre esta palavra: reconciliação, porque o que Jesus fez no Calvário e com Sua ressurreição foi reconciliar-nos a todos com o Pai, com Deus e uns com os outros. Reconciliação”, sublinhou o papa.

Mais em

Ele então disse que “Deus venceu a batalha decisiva contra o espírito do mal: deixemos que Ele vença! Renunciemos a nossos planos humanos, convertamo-nos a seus desígnios de paz e justiça”.

Francisco agradeceu as orações e pediu a Deus a intercessão da Virgem Maria.

Antes de se despedir dos fiéis presentes na Praça de São Pedro, ele disse que esta tarde irá encontrar cinquenta mil adolescentes de diferentes partes da Itália. Um belo sinal de esperança”, disse o papa

A seguir, a passagem do Evangelho comentada pelo papa Francisco:

Leitura do santo evangelho segundo São Mateus (28,8-15):

Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos.  De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

Confira também: