"Sem a dignidade do ser humano e a exigência de solidariedade tudo se cambaleia", indicou o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Rouco Varela, para quem hoje em dia existem muitas "incertezas" que fazem tremer os primeiros fundamentos do homem e da sociedade.

Durante a homilia da Missa que celebrou no Colégio Maior San Pablo CEU, pelo 7º Congresso Católicos e Vida Pública, o Cardeal afirmou que a situação atual não é uma crise passageira mais. O que está em jogo hoje são aqueles "fundamentos pré-políticos" da sociedade e do Estado sobre os que debateram o então Cardeal Ratzinger e o filósofo Jürgen Habermas.

Durante a celebração da solenidade de Cristo Rei, o Cardeal Rouco explicou que "o fundamento da realidade criada é o Filho de Deus feito homem". Quer dizer que "há um projeto de vida. O Senhor redime o universo e os corações. O Reino de Deus está atuando já, de forma visível e sacramentalmente na Igreja. Sentimo-lo com mais vigor que os efeitos da depressão ou a covardia", acrescentou.

"A liberdade verdadeira serve para amar –prosseguiu– Se não, destrói ao homem". Essa "liberdade para amar adquire especial relevância na realidade –e também mistério– do matrimônio e da família", que suscita uma "resposta de amor e uma confluência de amor entre o homem e a mulher para dar lugar a uma nova vida", destacou o Arcebispo.

Do mesmo modo, o Cardeal destacou que o verdadeiro sentido da caridade cristã não é só que o outro "sinta-se aliviado", mas sim além disso "pode ser sujeito que vive também ativamente o amor". Para o Cardeal, a essa lista dos que sofrem, terei que acrescentar outros como "os bebês que não podem nascer ou os idosos ameaçados de abandono e de morte".