Madre Angélica, fundadora da rede católica de comunicação EWTN, a que pertence ACI Digital, deu conselhos para um fiel chegar bem preparado ao Tríduo em março de 1994, em um programa transmitido alguns dias antes da Semana Santa.

1- Arrepender-se e mudar de vida

No início de suas reflexões, a madre Angélica falou muito das aparições marianas e disse que todas elas têm em comum o chamado ao "arrependimento e à metanoia, ou seja, a uma mudança de vida".

Quando você segue a mensagem de Nossa Senhora, disse Madre Angélica, você deve ser "um melhor católico, um melhor cristão, tem que fazer de você uma pessoa melhor, mais amável, mais amorosa, mais misericordiosa. Tem que fazer com que você aprecie mais a Jesus, e aprecie mais a nossa Mãe, a sua família".

"Precisa fazer com que você seja mais amoroso em sua família e mais compassivo. Somos cristãos”, disse.

Depois, ao falar da Bíblia, disse que "esse livro é para ser vivido, não apenas lido".

Falando da misericórdia de Deus e da passagem da mulher adúltera, a freira lembrou que Jesus lhe disse: "Vai e não peques mais". "Há uma condição para que ela seja perdoada", explicou.

2- Lembrar que o inferno existe

"Muitos teólogos dizem que o Inferno não existe. Quando você estiver lá embaixo com ele" ou com algum deles, "você pode olhar para ele e dizer: 'Você me colocou aqui. Isso vai lhe fazer algum bem? Não preste atenção a isso. É melhor estar no céu e dizer 'eu lhe disse que existia, mas você não escutava'", disse ela.

Segundo a madre Angélica, Nossa Senhora não quer que seus filhos vão para o inferno, mas que sejam salvos.

"Nossa Mãe está tentando nos dizer: 'Você não pode sempre desafiar Deus, não pode sempre matar crianças (com o aborto), não pode sempre ensinar grandes apostasias, erros e mentiras, não pode sempre arruinar seus filhos, Deus vê como você avança em direção a esse precipício que é eterno e Ele nos resgata’”.

3- Perdoar o seu inimigo favorito

Madre Angélica explicou que as maiores feridas das pessoas começam "quando não podemos perdoar".

A Semana Santa “é a semana em que devemos perdoar. Nenhum de nós passou pelo que Jesus passou e ainda assim Ele perdoou. Você pode imaginar isso? Na Sexta-feira Santa, vai à igreja e imagina nosso querido Senhor pendurado assim por tanto tempo".

"Eu gostaria que você, antes da Sexta-feira Santa, telefonasse para o seu inimigo favorito, aquele a quem mais odeia, aquele de quem mais fala, aquele de quem você deseja que coisas terríveis aconteçam. Ligue para ele ou ela e diga: ‘Eu lhe perdoo’. E se a resposta for ‘não me incomode’, algo que ele poderia dizer, você não precisa se preocupar porque você o perdoou”.

4- Rezar o terço todos os dias: por você e pelos outros

Madre Angélica enfatizou a necessidade de rezar o terço diariamente, pois "não há nada mais poderoso do que a oração".

Respondendo a uma mulher que telefonou ao programa, pedindo orações e conselhos sobre como lidar com um problema familiar, a freira respondeu: "nosso querido Senhor disse: 'não deixe que o sol se ponha e que vocês continuem brigados’ (...) O que precisam saber e o que eu quero dizer é isso: você e a sua irmã rezem o terço todos os dias e estejam em paz”.

"Toda minha vida eu pensei que quando uma pessoa morre, há aquele espaço de menos de um segundo entre o juízo e o momento em que não há mais oportunidades, quando tudo fica estabelecido para sempre. Penso que esse momento é aquele em que, através de orações, uma pessoa pode ver Jesus por um instante. Acho que essa visão poderia fazê-los dizer: ‘Oh Deus, perdoa-me’. Isso é tudo o que eles precisam para ser salvos".

"Portanto, não desanime na busca de resultados. Reze com confiança. Posso lhe dizer que se você confia no Senhor, Ele nunca, mas nunca, falha. Ele é assim", disse a madre Angélica.

Mais em

"Deus responderá suas orações como Ele respondeu as orações de (Santa) Mônica por (Santo) Agostinho", disse ela.

5- Buscar outra pessoa e escutar os seus problemas

Em certo ponto do programa, Madre Angélica ouviu um homem em depressão que contou que não tinha vontade de fazer nada.

"Muitas pessoas sofrem de depressão. Às vezes é físico, eu sei, mas às vezes acontece porque pensamos demais sobre nós mesmos, sobre o futuro", disse ela.

"Às vezes as pessoas que sofrem de depressão não rezam, dizem que não podem, mas você tem que se forçar a rezar dizendo 'Jesus eu te amo, me ajude'. Eu não quero me sentir assim. E depois fazer algo, ir a um asilo. ‘Que deprimente!’ Não, não é”.

A freira então propôs uma ação concreta, não apenas para aqueles que sofrem de depressão: "Você precisa sentir o amor e a gratidão de outras pessoas e assim nós saímos de nós mesmos, de nossas próprias mentes".

"Lembre-se de que alguém precisa de você em algum lugar. Alguém precisa da sua oração, seu sorriso, sua atenção”, destacou.

"Há pessoas em asilos que têm nove ou dez filhos e ninguém os visita. Por que você não vai lá? Por que você não olha em volta e vê seu vizinho? Por que você não o procura e escuta seus problemas por um tempo? De repente, você acaba dizendo: 'E eu pensei que tinha um problema'.

"Você tem que fazer algo: você tem que rezar, você tem que confiar e depois fazer algo para sair de si mesmo para sair da depressão. E peça aos outros que rezem por você", disse a madre Angélica.

“Tenham uma Semana Santa abençoada, cheia de graça e oração: perdoe seu pior inimigo, ame sua família e tenha uma Páscoa muito abençoada". Que Deus os abençoe”, concluiu a madre Angélica.