O papa Bento XVI completaria 96 anos de idade hoje (16). Ele morreu na manhã de 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, onde morava. A seguir, o Grupo ACI apresenta dez fatos curiosos sobre a vida de Bento XVI.

1. Sabia pilotar helicóptero

Bento XVI tinha uma licença de piloto, ele gostava de voar do Vaticano até a residência pontifícia em Castelgandolfo. Mas não tinhacarteira de motorista porque nunca aprendeu a dirigir automóveis.

2. Gostava de cuidar de gatos

Bento XVI adorava gatos e tinha dois animais de estimação quando era papa. Um deles era um gato que encontrou nas ruas de Roma.

Em uma entrevista ao jornal ABC em 2005, o cardeal Tarcisio Bertone, que um ano depois se tornou secretário de Estado da Santa Sé, contou que Bento era “apaixonado por gatos”.

“Enquanto andava pelas ruas de Borgo Pio ao Vaticano, ele parava para conversar com os gatos; não sei em que língua falava com eles, mas os gatos ficavam encantados. Quando o Cardeal se aproximava, os gatos levantavam a cabeça e o saudavam”, disse o cardeal Bertone.

3. Ele era um virtuoso pianista

Durante o seu pontificado, Bento XVI gostava de tocar piano todos os dias e escutar a música de Mozart, Beethoven e Bach. Sobre as obras de Mozart, disse: “O Requiem de Mozart é uma expressão sublime da fé, que sabe muito bem o drama da existência humana e não esconde seus aspectos dramáticos e, portanto, uma expressão da própria fé cristã, consciente de que toda a vida humana é iluminada pelo amor de Deus”.

4. Foi recrutado pelo exército alemão

Embora a sua família não tivesse contato com os nazistas nem fosse ao favor do nazismo, aos 16 anos, Joseph Ratzinger foi recrutado no exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Nunca esteve em combate e, em 1945, ele desertou as forças de Hitler terminou passando um tempo como prisioneiro de guerra dos aliados.

5. Tinha uma biblioteca monumental

Além de dedicar-se à oração, Joseph Ratzinger escrevia, lia e estudava. Ele tinha uma biblioteca de 20 mil livros que foram instalados nos apartamentos papais quando foi eleito em 2005.

6. Foi criada uma cerveja em sua homenagem

A Weideneder Brau Vertriebs GmbH, cervejaria de propriedade familiar na cidade de Tann, na Alemanha, criou uma cerveja especial chamada Pabstbier (Cerveja do papa). O rótulo diz: "Dedicado ao Grande Filho da nossa Pátria, o papa Bento XVI".

7. Dominava vários idiomas

O papa falava nove idiomas: alemão, italiano, francês, inglês, espanhol, português, latim, grego antigo e hebraico bíblico.

8. Tinha um irmão sacerdote

Bento XVI era o mais novo de três irmãos. Seu irmão Georg Ratzinger era sacerdote, maestro e músico aposentado, foi homenageado por são João Paulo II com o título de protonotário apostólico. Os dois irmãos entraram no seminário da arquidiocese de Munique-Freising juntos e foram ordenados sacerdotes em 1951.

Monsenhor Georg Ratzinger morreu aos 96 anos, em 1º de julho de 2020, em Ratisbona, Alemanha.

Mais em

9. Pediu a sua aposentadoria várias vezes à são João Paulo II e teve sempre este pedido negado

Quando estava se aproximando da aposentadoria, o então cardeal Ratzinger pediu em repetidas ocasiões ao papa João Paulo II uma licença para retirar-se de seu ofício como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O cardeal queria virar bibliotecário ou trabalhar em algo que lhe desse mais tempo para escrever livros. João Paulo II não aceitou seus pedidos.

10. Gostava de comer ravioli e beber refrigerante

A comida favorita de Bento XVI era o ravioli com fatias de batata da Baviera e a Fanta laranja.

Além disso, no livro publicado em 2016 “TheVatican Cookbook” (Livro de cozinha do Vaticano), escrito por três guardas suíços, foi revelado que Bento XVI preferia o kirschenmichel, uma sobremesa alemã feita com pãozinhos, canela, cravo, baunilha, amêndoas e cerejas; porco no forno com dumplings (um sanduíche chinês); e salada de salsichas de Regensburg.

Confira também: