O papa Francisco poderá visitar o Cazaquistão, país da Ásia Central e ex-república soviética, para participar de um encontro inter-religioso que acontecerá em setembro.

O papa tentará participar da sétima edição de um congresso com líderes das "religiões tradicionais" que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro na cidade de Nur-Sultan, capital do Cazaquistão.

Segundo a imprensa local, o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, anunciou esta possível visita papal ontem (11) após uma videoconferência com Francisco.

Por sua vez, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé confirmou a videoconferência e que o papa comunicou “sua intenção de viajar ao país”.

O Cazaquistão foi proposto como um possível país que poderia servir como um local neutro para um novo encontro entre o papa Francisco e o patriarca ortodoxo Kirill de Moscou, Rússia.

No entanto, a agência Reuters disse que a Santa Sé também estuda a possibilidade de um encontro prévio entre os dois líderes na Terra Santa, antes de uma possível viagem do papa ao Líbano em junho.

Em dezembro de 2021, o papa disse no avião de volta a Roma, depois de concluir sua viagem apostólica a Chipre e Grécia, que havia “um encontro com o patriarca Kirill no horizonte não muito distante”.

Reunião do papa com Kirill em 2016

O papa Francisco e o patriarca Kirill tiveram um encontro histórico em Havana, Cuba, em 12 de fevereiro de 2016. Após uma reunião privada, os líderes religiosos assinaram uma declaração e falaram brevemente sobre este importante evento.

O encontro histórico aconteceu no aeroporto José Martí de Havana e depois o papa retomou sua viagem ao México, onde permaneceu até 17 de fevereiro. Em sua conta oficial no Twitter, @Pontifex_pt, o papa escreveu: “Hoje é um dia de graça. O encontro com o patriarca Kirill é um dom de Deus. Rezai por nós".

Possíveis viagens do papa em 2022

Após sua recente visita apostólica a Malta nos dias 2 e 3 de abril, o papa Francisco poderá fazer outras viagens internacionais em 2022.

Segundo informou o presidente do Líbano, o papa poderia viajar para este país do Oriente Médio, mas a Santa Sé ainda não confirmou essa possibilidade.

Além disso, a sala de imprensa da Santa Sé informou que o papa irá à África em julho para visitar a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

Confira também: