O papa Bento XVI completaria 96 anos de idade hoje (16). Ele morreu na manhã de 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, onde morava.

Bento XVI – cardeal Joseph Ratzinger –, nasceu em Marktl am Inn, na diocese de Passau (Alemanha), em 16 de abril de 1927.

Entre os importantes trabalhos que desempenhou a serviço da Igreja, destaca que em 1962 participou do Concílio Vaticano II como consultor teológico do então arcebispo de Colônia (Alemanha), cardeal Joseph Frings.

Além disso, serviu durante anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, assim como decano do Colégio dos Cardeais.

Em 11 de fevereiro de 2013, anunciou sua renúncia ao pontificado, o que se fez efetivo no dia 28 do mesmo mês. Após sua renúncia, viveu no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde se dedicou à leitura e à oração.

Uma de suas últimas e mais memoráveis aparições foi ao lado do papa Francisco durante a canonização de João Paulo II e João XXIII, considerado pela imprensa como "o dia dos quatro papas”.

Em 14 de fevereiro de 2015, Bento XVI participou da criação de 20 novos cardeais pelo papa Francisco e, em 8 de dezembro do mesmo ano, foi o primeiro peregrino que atravessou a Porta Santa da basílica de São Pedro, na abertura do Ano Jubilar.

Confira também: