Soldados russos saquearam neste domingo (10) o seminário católico do Sagrado Coração em Vorzel, na Ucrânia, que guardava um cálice usado por são João Paulo II durante sua visita apostólica ao país em 2001, e destruíram uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o bispo da diocese de Kiev-Zhytomyr, dom Vitaliy Kryvytskyi, os soldados russos roubaram todos os objetos de valor encontrados em seu caminho.

Em 23 de junho de 2001, são João Paulo II foi à Ucrânia em meio a críticas da Igreja Ortodoxa, que recomendou que os fiéis a não participar da visita.

O papa Francisco disse que uma possível viagem à Ucrânia "está sobre a mesa", e que a Santa Sé vê esta visita como uma possibilidade de mostrar seus esforços em favor da paz.

Durante a viagem de volta de Malta, Francisco disse que “não sei se poderá ser feita, se é conveniente fazê-la e se seria para o melhor ou se é conveniente fazê-la e devo fazê-la, tudo isso está no ar".

Por fim, destacou que “há algum tempo venho pensando em um encontro com o patriarca Kirill e se está trabalhando para isso, se está trabalhando, e está se pensando no Oriente Médio para fazê-lo”.

Confira também: