O papa Francisco pediu a um grupo de famílias a preparação das meditações da via-sacra que celebrará no Coliseu Romano na Sexta-feira Santa, 15 de abril, às 21h15 (16h15 no horário de Brasília). Após dois anos na praça de São Pedro por temor da pandemia de covid-19, a via-sacra com o papa volta neste ano ao Coliseu Romano. No final da oração da via-sacra o papa dará a bênção.

Meditações da Via Sacra 2022

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou hoje (7) que “por ocasião do ano dedicado à família, com o qual a Igreja celebra os cinco anos da exortação apostólica Amoris laetitia, o papa Francisco confiou a preparação dos textos das meditações e orações da via-sacra da Sexta-feira Santa, no Coliseu, a várias famílias ligadas a comunidades e associações católicas de voluntariado e assistência”.

"De acordo com os temas escolhidos, algumas famílias carregarão a cruz entre as estações", disse Bruni.

As meditações da via-sacra 2020 foram preparadas por cinco detentos de uma prisão italiana na cidade de Pádua. Entre os testemunhos daquela Sexta-feira Santa, destacaram o de "uma família que perdeu um ente querido por homicídio, a filha de um homem condenado à prisão perpétua, uma educadora prisional, um magistrado de vigilância, a mãe de um preso, uma catequista, um frade voluntário, um policial penitenciário e um padre acusado ​​e depois absolvido pela justiça, após oito anos de processo ordinário”.

Os textos da via-sacra de 2021 foram escritos por escoteiros e por uma paróquia romana.

Celebrações da Semana Santa 2022

No Domingo de Ramos, 10 de abril, o papa rezará a missa às 10h (5h no horário de Brasília) na basílica de São Pedro.

No dia 14 de abril, Quinta-feira Santa, o papa vai celebrar a missa crismal na basílica de São Pedro às 9h30 (4h30 no horário de Brasília)

No dia 15 de abril, Sexta-feira Santa, o papa fará a Celebração da Paixão do Senhor na basílica de São Pedro às 17h (12h no horário de Brasília) e à noite participará da via-sacra às 21h15 (16h15 no horário de Brasília) no Coliseu.

No dia 17 de abril, Domingo de Páscoa, a missa com o papa Francisco será às 10h (5h no horário de Brasília) na basílica de São Pedro e no final da celebração, do balcão central da basílica, ele dará a bênção Urbi et Orbi (para a cidade e para o mundo).

Confira também: