Apesar de não ser mais obrigatório usar máscaras em Manaus (AM), o arcebispo da capital amazonense, dom Leonardo Steiner, decidiu manter a obrigatoriedade delas nas igrejas.

Em um documento com orientações para a Semana Santa, dom Steiner diz que as celebrações deste ano “possibilitam a participação presencial e as manifestações de fé pelas ruas” da cidade. “Continuamos com o uso da máscara nas nossas celebrações, bem como com o álcool”, disse Steiner.

Entre as demais orientações apresentadas por dom Leonardo Steiner para as celebrações da Semana Santa estão: omitir a saudação da paz, evitar o beijo durante a adoração da cruz na Sexta-feira Santa e distribuir a comunhão na mão. Segundo o arcebispo, os cuidados são necessários “para o bem de todos”.

Tanto os governos do Amazonas quanto de Manaus já derrubaram a obrigatoriedade do uso de máscaras. Em 23 de março, governador Wilson Lima autorizou que não fosse mais obrigatório usar a proteção facial em locais fechados e disse que a decisão final caberia às prefeituras. Em 29 de março, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou decreto desobrigando o suo de máscaras nos locais fechados, exceto lugares destinados a serviços de saúde e transporte público.

Confira também: