O capelão da Universidade Católica San Pablo de Arequipa, no Peru, padre Gianfranco Castellanos Melzi, compartilha estes cinco conselhos para que todo cristão possa acompanhar cada passo da liturgia da Semana Santa.

1. Diminuir as distrações: O sacerdote disse que como são dias que constituem um caminho que vai do sofrimento e dor à alegria, é importante “reduzir tudo aquilo que impeça a reflexão e recordar o motivo pelo qual é feriado”.

2. Participar das liturgias: "Não há motivo para não participar de cada rito", afirmou padre. Castellanos, que argumentou que todos os lugares, todas as igrejas realizam as celebrações da Semana Santa.

3. Confissão: Também recordou que a Igreja Católica recomenda receber a comunhão pelo menos uma vez por ano na Páscoa, então, "seria importante realizar uma boa confissão durante a Semana Santa para poder se aproximar da comunhão".

4. Jejum: Da mesma forma, a Igreja sugere, "com um sentido penitencial", a prática do jejum e da abstinência dois dias por ano: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.

5. Alegria Pascal: Finalmente, padre Castellanos afirmou que "os cristãos devem se cumprimentar no dia da Páscoa como no Natal".

A saudação pascal é uma tradição que "não deve ser perdida", pois é "a alegria de saber que Jesus venceu a morte ressuscitando, cumprindo com sua promessa de salvação", concluiu o sacerdote.