Os pais devem exigir as aulas de religião porque recebê-las é um direito das crianças, o Ministério de Educação deve subsidiar os textos correspondentes e registrar a qualificação deste curso no médio geral de notas, afirmou o Bispo de Arica, Dom. Héctor Vargas.

O também Presidente da área de Educação do Episcopado chileno indicou que em Arica há um aumento significativo do interesse dos alunos em desenvolver o curso de Religião, porque todas as escolas de educação básica municipal estão dando essa matéria. "Além disso todos os colégios que se vieram criando integraram a aula de Religião, muitos deles pediram ser reconhecidos como colégios católicos", destacou.

"Dentro das exceções se encontram os alunos de terceiro e quarto ano do ensino médio –prosseguiu o Prelado– porque nesses caos não há professores de religião suficientes para o ensino médio que estejam titulados para desempenhar-se nesse nível".

Para o Prelado, "os atuais planos e programas que está publicando a Conferência Episcopal vêm renovados e além disso pretendem dar respostas às grandes questionamentos dos alunos de ensino médio. A idéia é que na aula de Religião possam discutir seus problemas juvenis e expor seus temas".