Em um dia como hoje, há 9 anos, o papa Francisco tomou posse da cátedra do bispo de Roma, em uma cerimônia realizada na basílica de São João de Latrão, a basílica papal que também é catedral da capital italiana.

Esta Missa foi celebrada no segundo domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia de 2013. Estiveram presentes o vigário de Roma, cardeal Agostino Vallini, o vigário emérito e ex-presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Camillo Ruini, bispos auxiliares, sacerdotes da diocese, diáconos, religiosos e fiéis leigos.

Após a celebração, o papa Francisco apareceu no balcão das bênçãos da basílica e saudou os fiéis presentes no local com estas palavras:

“Irmãos e irmãs, boa tarde! Agradeço-lhes pela sua companhia na Missa de hoje. Muito obrigado! Peço-lhes que rezem por mim, pois necessito. Não se esqueçam disto. Obrigado a todos vocês! E sigamos em frente todos juntos, o povo e o Bispo, todos juntos; vivendo sempre com a alegria da Ressurreição de Jesus; Ele sempre está ao nosso lado. Que o Senhor os abençoe”.

“Muito obrigado! Até logo!”, concluiu o papa.

Francisco foi eleito no dia 13 de março daquele ano como sucessor de são Pedro, tornando-se assim o primeiro papa latino-americano e jesuíta. Seis dias depois iniciou seu pontificado na solenidade de são José, na Praça São Pedro, em Roma.