Morreu na segunda-feira, 4 de abril, o bispo emérito de Juazeiro (BA), dom José Geraldo da Cruz, vítima de um infarto fulminante. Dom José Geraldo estava em sua cidade natal, Muriaé (MG), onde acontece o velório. O sepultamento será na quarta-feira, na catedral de Leopoldina (MG).

Dom José Geraldo da Cruz foi o terceiro bispo da diocese de Juazeiro, à frente da qual esteve de 2003 a 2016. Desde 2021, sofria de câncer de próstata. Atualmente, estava morando em Bom Jesus da Cachoeira, distrito de Muriaé, onde reside sua família.

A pedido dos familiares, desde a tarde de segunda-feira, dom José Geraldo está sendo velado na igreja matriz de São Paulo, em Muriaé. Na manhã de quarta-feira, seu corpo será transladado para a catedral diocesano de São Sebastião, em Leopoldina, onde será celebrada a missa exequial, seguida do sepultamento no interior do templo. Em Juazeiro, será rezada missa exequial hoje, às 18h, na catedral santuário Nossa Senhora das Graças.

Em nota, a diocese de Juazeiro manifestou pesar pela morte de dom José Geraldo e afirmou que seu lema episcopal “Venha a nós o Vosso Reino” inspirou o seu ministério “junto ao povo de Deus no Estado da Bahia, especialmente no Vale do São Francisco, onde exerceu o pastoreio por 13 anos”.

“Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos aos familiares, confrades assuncionistas e amigos de Dom José Geraldo, ao nosso clero, aos demais sacerdotes e diáconos ordenados por ele, aos religiosos e religiosas, e ao povo de Deus de nossa Diocese, ao mesmo tempo que reafirmamos nossa fé na ressurreição e na vitória da vida sobre a morte”, afirmou a nota.

Dom José Geraldo da Cruz nasceu em 8 de agosto de 1941, em Muriaé. Era religioso da Congregação dos Agostinianos da Assunção. Fez sua profissão religiosa em 14 de maio de 1961 e foi ordenado padre em 1º de maio de 1969, em Belo Horizonte (MG). O papa João Paulo II o nomeou bispo de Juazeiro em 4 de junho de 2003. Recebeu a ordenação episcopal em 16 de agosto do mesmo ano.

Segundo histórico da diocese de Juazeiro, durante seu governo pastoral, dom José Geraldo deu ênfase na formação de um clero local e de seminaristas, tendo como resultado uma quantidade maior de padres assumindo as paróquias.

Seu governo também foi marcado pela incorporação do município de Uauá (BA) à diocese de Juazeiro e pela fundação de novas paróquias e pastorais. O bispo também deu maior atenção à questão administrativa, criando uma estrutura mais aparelhada para dar conta das atividades pastorais.

Durante o governo pastoral de dom José Geraldo, a diocese de Juazeiro celebrou seus 50 anos de fundação e a elevação da catedral diocesano a santuário Nossa Senhora das Graças.

Quando estava próximo de completar 75 anos, solicitou ao papa a nomeação de um bispo coadjutor, que o sucedesse no governo pastoral diocesano. Em setembro de 2016, passou o comando da diocese de Juazeiro para o franciscano dom Carlos Alberto Breis.

Confira também: