Dom Marcony Vinícius Ferreira tomou posse como arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. A cerimônia aconteceu na manhã de sábado, 2 de abril, na Catedral Rainha da Paz, em Brasília (DF).

Dom Marcony é o quinto arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. Agora ele passa a ser responsável por todas as capelanias militares católicas do país. O Ordinariado Militar da Igreja no Brasil está subordinado diretamente à Santa Sé, em Roma.

Estiveram presentes o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), os cardeais dom Raimundo Damasceno e dom Sergio da Rocha, além do núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, arcebispos, bispos e capelães do Ordinariado Militar do Brasil.

Em sua homilia, dom Marcony destacou aspectos de sua missão que farão parte de sua trajetória à frente do Ordinariado. A seguir alguns trechos da homilia:

Sede de Deus

“No dia do 17° aniversário da morte de São João Paulo II, o João de Deus, assumo essa honrosa missão. Saúdo os meus filhos militares, com quem quero aprender e ao mesmo tempo apascentar. Nestes dias iniciais de convivência, já experimentei o acolhimento generoso, a disciplina hierárquica, a tarefa de aos poucos identificar as patentes. Ao mesmo tempo, tenho vislumbrado a sede de Deus muito bem expressa de assegurar os valores da família, da fé, da vivência fraterna, do anseio de paz”.

Pastoreio

“Se os militares têm o dever de promover a segurança e a paz de toda a nação, o arcebispo militar, juntamente com os capelães, têm o dever de oferecer assistência religiosa a eles e às suas famílias. E este precioso dom parte não somente de uma obrigação moral, mas de uma certeza de fé, de um testemunho dado com convicção, de que sendo homens de Deus, nos empenharemos todos os dias a igualmente cumprir nosso ofício às ovelhas a nós confiadas”  

Defesa dos frágeis

“Meus queridos e amados militares, sois chamados a defender os frágeis, a tutelar os honestos e a favorecer a convivência pacífica dos povos. A cada um de vós, diz o papa João Paulo II, cabe o papel de sentinela. Sois construtores da paz, compromisso que começa com a paz em nossos lares. Começo a minha missão abençoando-vos. A honradez e o orgulho com que vestis a farda e a estampais deve ser acompanhada da fé intrépida e da caridade ativa, mostrando que estais alistados na fileira de Cristo”.