Francisco chegou hoje (2) a Malta às 9h50 (4h50 no horário de Brasília), onde foi recebido pelo presidente George William Vella e por duas crianças vestidas com trajes tradicionais que lhe deram uma coroa de flores de presente. Na mensagem que escreveu no Livro de Honra o papa pediu a "unidade e a paz para os povos e o mundo inteiro"

Após a apresentação das respectivas delegações, a interpretação dos hinos e a guarda de honra, o presidente da república e sua esposa acompanharam o papa até a sala presidencial.

O papa foi de carro até o Palácio do Grão-Mestre em Valletta, capital de Malta, para uma visita de cortesia e reuniões privadas com o presidente e o primeiro-ministro, que também estava acompanhado de sua esposa e filha.

Depois de um encontro breve com o primeiro-ministro, o papa assinou o Livro de Honra e aconteceu a tradicional troca de presentes.

Mensagem no Livro de Honra

A mensagem que o papa Francisco escreveu em italiano no livro de honra foi: "Acolhido como peregrino em Malta, coração do Mediterrâneo, que palpita com 'rara humanidade', invoco de Deus sabedoria e misericórdia para os governantes, unidade e paz para os povos e para o mundo inteiro".

 

Depois, o papa reuniu-se em particular com o recém reeleito primeiro-ministro de Malta, Robert Abela.

Por fim, o papa se reuniu com as autoridades e os membros do corpo diplomático na “Grand Council Chamber” do Palácio do Grão-Mestre, onde deu o seu primeiro discurso.

Confira também: