A organização internacional Political Network for Values (Rede Política para os Valores) ​​anunciou que seu novo presidente é o político e advogado chileno José Antonio Kast Rist, que foi candidato a presidente do Chile em 2021.

A Political Network for Values (PNfV) define-se como “uma rede internacional de representantes políticos que promovem e defendem a vida, a família e as liberdades fundamentais”.

Kast foi nomeado no início do mês de março deste ano, durante uma reunião do conselho diretor da rede. Ele substitui Katalin Novák, ex-ministra da Família da Hungria que liderou a rede desde abril de 2019 e teve que renunciar para assumir a presidência da Hungria.

José Antonio Kast Rist nasceu em Santiago do Chile em 18 de janeiro de 1966, é advogado da Pontifícia Universidade Católica do Chile e é casado com María Pía Adriasola Barroilhet, com quem tem nove filhos. Ele é membro ativo do PNfV desde 2015, quando participou da Cúpula Regional das Américas em Washington, e, em 2019, passou a integrar o Conselho Consultivo.

No Chile, Kast foi vereador e deputado numa carreira política que começou em 1996.

Kast Rist também é o fundador do movimento cívico Ação Republicana, baseado no centro de pensamentos de Ideias Republicanas e no Partido Republicano, com o qual se tornou o segundo candidato favorito à presidência do Chile em 2021.

A rede internacional PNfV disse, ao anunciar Kast como presidente, que “hoje os republicanos são a primeira força política verdadeiramente conservadora” no Chile, pois “têm 15 parlamentares, a terceira maior bancada por partido na Câmara dos Deputados”.

A rede internacional de políticos pró-vida e pró-família destacou a trajetória e experiência de seu novo líder como “referência para políticos e ativistas cívicos na Ibero-América”.

Kast tem “uma atuação coerente ao longo de duas décadas na defesa e promoção da dignidade humana, da vida, da família e das liberdades fundamentais. Sua posição coerente, corajosa e firme também lhe rendeu oposição ativa de grupos políticos e de pressão radicais”, disse.

A diretora executiva do PNfV, Lola Velarde, afirmou que com Katalin Novák a organização alcançou marcos importantes, especialmente durante o início da pandemia de covid-19 em 2020.

Novák “respondeu intensificando o contato entre seus membros por meio de uma série de reuniões on-line periódicas. O resultado foi a consolidação e expansão da plataforma, a comunicação ativa entre seus membros e a participação em iniciativas internacionais”, disse.

Com o novo presidente Kast “nossa Rede confirma uma trajetória com políticos experientes no comando, que combinam clareza de ideias com coerência, coragem e audácia na ação”, disse Velarde. “Kast é um político íntegro que, sem dúvida, levará nossa plataforma a uma maior articulação e influência mais eficaz no cenário global”.

Confira também: